28 FEV 2024
Capela e Vila João XXIII concentram maior número de casos de dengue
Equipe da Zoonoses continua a intensificar vistoria em bairros todo final de semana

Até esta quarta-feira (28), Vinhedo registrou um total de 129 casos de dengue em 2024, sendo 34 destes casos importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade). As regiões do município que registraram maior quantidade de casos de dengue foram: Capela (com 37 casos e 8 importados), Vila João XXIII (16 casos e 1 importado), Centro (10 casos e 6 importados), Vista Alegre (6 casos e 6 importados) e Nova Vinhedo (6 casos e 1 importado).

O aumento de casos nessa época do ano, entre novembro e maio, é comum, pois pelas condições chuvosas e calor extremo, o vetor Aedes aegypti tende a se proliferar.

A equipe da Zoonoses continua a realizar ações de controle contra a dengue nos bairros da cidade, aos finais de semana. A abordagem é feita nas casas, e com a autorização do proprietário, a equipe de combate contra a dengue adentra e faz a inspeção, coletando amostras, procurando possíveis criadouros, assim como anotações técnicas, fazendo orientações e tirando dúvidas.

Durante as últimas inspeções foram encontrados criadouros do Aedes aegypti em piscinas e até mesmo dentro de bromélias.

A iniciativa é um trabalho contínuo do setor que ocorre de casa a casa diariamente na semana durante todo o ano, porém está sendo reforçada nos finais de semana.

A Secretaria reforça a importância da contribuição da população para a mudança de hábito e a auto inspeção de seus quintais. A eliminação de criadouros que possam ser ou tornar-se criadouros do vetor do Aedes aegypti é extremamente importante para a qualidade das ações de combate às arboviroses.

Proliferação da dengue

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Sintomas

Atente-se aos principais sintomas da dengue:

- Febre alta > 38°C;

- Dor no corpo e articulações;

- Dor atrás dos olhos;

- Mal estar;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve. Ao apresentar os sintomas, procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Recomendações gerais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti:

- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

- Tampar ralos;

- Manter o vaso sanitário sempre fechado;

- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Autor: Victoria Sampaio