16 ABR 2024
Lançado Guia de Turismo que traz foto de Vinhedo na capa
Imagem destaca o Memorial do Imigrante Italiano “Tuto Gasparini” e integrantes do grupo de dança La Bella Tarantella
Com o objetivo de promover a rota da cultura italiana no Estado de São Paulo foi lançado, nesta segunda-feira, 15 de abril, o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, numa iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). O livro traz em sua capa uma foto que destaca o Memorial do Imigrante Italiano “Tuto Gasparini”, de Vinhedo, e integrantes do grupo de dança La Bella Tarantella.

A imagem foi escolhida pela própria Setur para ser uma das finalistas, ao lado de outras cinco cidades, e que disputou a votação popular sendo eleita a que a mais representa a cultura italiana no Estado, conforme proposta do concurso “150 anos da Imigração Italiana”. A fotografia escolhida foi capturada pelo fotógrafo Eliel Rezende.

O guia apresenta mais de 30 atrativos que destacam o legado dos imigrantes italianos e celebra os 150 anos da imigração no Brasil. A publicação promove festas tradicionais, como a da Achiropita, na capital; festivais como o Gastronômico e Cultural di San Gennaro, em Batatais; e museus como o Memorial do Imigrante Italiano Tuto Gasparini, em Vinhedo, além de atrativos como os de Pedrinhas Paulista, com a Arena de Eventos Coliseu, inspirada no famoso anfiteatro de Roma.

O lançamento do material aconteceu durante a WTM Latin America 2024, feira de eventos e turismo que segue até esta quarta-feira (17), na capital paulista, onde, ao longe destes dias, acontecem aulas de gastronomia com chefs de cozinha, capacitações para profissionais do setor, apresentações musicais, degustação de produtos gastronômicos, além da promoção de 25 regiões turísticas, parques estaduais e trens turísticos do Estado.

Além de impresso, o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana” também por ser visto e baixado no site da própria Setur-SP: https://www.turismo.sp.gov.br/guia-de-turismo-de-raizes-cultura-italiana.
Autor: Rafael Faria