Rede Social Eventos
06 JUN 2024
Prefeitura prorroga período de inscrições do SAV 2024 – Salão de Artes Visuais
Inscrições, que terminariam nesta sexta-feira (7), agora poderão ser feitas até às 17h da próxima quarta-feira (12)
A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo prorrogou o período de inscrições do SAV 2024 – Salão de Artes Visuais que terminaria nesta sexta-feira (7). Agora, o prazo se estende até às 17h da próxima quarta-feira (12).

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente em qualquer dia e horário, mediante preenchimento do formulário disponível em https://bit.ly/vinhedo_sav2024.

Vale lembrar que, conforme regulamento – disponível na mesma página do formulário para download, a inscrição não garante a participação do interessado, pois as obras que participarão da mostra serão selecionadas por um júri especializado.

O júri terá ainda a missão de distribuir os Prêmios Honoríficos – menção de reconhecimento e destaque pela excelência do trabalho apresentado; e os Prêmios Aquisitivos – em dinheiro e no valor declarado pelo artista, com teto de R$ 26 mil para todos os prêmios somados nesta categoria.

O SAV 2024 será realizado de 30 de agosto a 4 de outubro, presencialmente, no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”, e, virtualmente – através de tour por fotografias 360º com acessibilidade, posteriormente a ser divulgado.

Além disso, a edição deste ano vai contar com acessibilidade em libras e audiodescrição no tour virtual, uma novidade em comemoração à trigésima década de existência, cumprindo a missão de democratizar o acesso às artes visuais.

SAV – Salão de Artes Visuais

Cultuado como um dos mais tradicionais eventos do município e um dos mais respeitados salões de arte do país, o Salão de Artes Visuais de Vinhedo comemora neste ano trinta anos de história, dentre SVAP - Salão Vinhedense de Artes Plásticas (1995 e 1996), SVAC – Salão Vinhedense de Arte Contemporânea (1997, 1999 e 2001), SVAP Acadêmico (1998, 1999 e 2000) e SAV – Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2002 até hoje).

Nestas edições, o SAV tem proporcionado a devida visibilidade a artistas de todo o território nacional e estrangeiros, selecionando e premiando obras de arte através de um respeitável corpo de jurados, formado por artistas e teóricos com reconhecida competência no campo das artes visuais, reformulado a cada edição.

Em 2023, quase mil obras foram registradas mediante número aproximado de 400 inscrições, provenientes de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Deste montante, cerca de cem obras foram selecionadas pelo júri para integrar a mostra.

Na mesma edição, 10 das obras selecionadas receberam a Premiação Honorífica, enquanto 7 foram contempladas com a Premiação Aquisitiva, em um total de R$ 25 mil investidos, como forma de valorizar os artistas, apontando trabalhos dignos de destaque.
Autor: Giovane Marques