Rede Social Eventos
06 JUN 2024
EDUCAÇÃO
Alunos da EM Nilza Ferragut comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com visita a nascentes
Foto: Secretaria de Educação
Na última quarta-feira (5), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos do 7º ano da Escola Municipal “Nilza Ferragut” realizaram uma visita a duas nascentes importantes do córrego da Capela, afluente que deságua no Rio Capivari. Este rio, por sua vez, deságua no Rio Tietê, que flui para o Rio Paraná, alcançando o Rio da Prata e, finalmente, o Oceano Atlântico, fazendo uma conexão entre nascentes e mares.

Durante a visita, os estudantes coletaram amostras de água para análises microbiológicas e físico-químicas. No local, mediram a quantidade de oxigênio dissolvido, a temperatura da água e sua turbidez. Essas ações fazem parte de um projeto educativo que incentiva o estudo e a conservação dos recursos hídricos.

Os alunos também tiveram a oportunidade de observar o ambiente e discutir futuras ações de restauração ecológica. Como parte da programação, conheceram uma Embaúba, uma árvore pioneira que realiza simbiose com formigas do gênero Asteca. Essa relação mútua beneficia ambas as espécies: as formigas obtêm abrigo e alimento, enquanto a árvore recebe proteção contra insetos herbívoros. A Embaúba também serve de alimento para diversas aves, macacos e o bicho-preguiça, que ajudam na dispersão de suas sementes.

O projeto envolveu a colaboração de várias áreas do conhecimento, contando com a participação de professoras de português e geografia, a coordenação da escola, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, além de uma assistente social e uma engenheira química da Sanebavi. A iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência prática e educativa, reforçando a importância da conexão com a natureza e a sustentabilidade ambiental.
Autor: Camille Heinzl