Os alunos do 3º ano da Escola Municipal "Dom Mathias" lançaram um projeto de jornal escolar, denominado "Criantivo", no qual eles mesmos escrevem e editam. A iniciativa visa divulgar os conteúdos estudados pelos alunos, promovendo o desenvolvimento da escrita e a aproximação entre a escola e as famílias. O projeto, que teve início em abril deste ano, utiliza chromebooks para a produção do jornal, o que integra a tecnologia ao processo educativo.
A primeira edição do "Criantivo" abordou o tema dos povos originários indígenas, refletindo o conteúdo das aulas naquele período. A escolha do tema, assim como de todos os temas subsequentes, é alinhada ao currículo escolar, garantindo relevância e contextualização ao aprendizado dos estudantes.
Além do texto principal sobre o tema escolhido, cada edição do jornal inclui indicações de livros e uma seção dedicada à personalidade do mês, proporcionando uma abordagem diversificada e enriquecedora. A segunda edição do jornal destacou o samba de bumbo, uma expressão cultural que os alunos também irão apresentar na festa junina da escola.
Atualmente, os alunos estão trabalhando na terceira edição do "Criantivo", que abordará a Semana Mundial do Brincar. A produção do jornal é distribuída tanto em formato impresso, enviado pelos cadernos dos alunos, quanto online, ampliando o alcance da publicação.
O objetivo do "Criantivo" é incentivar o prazer pela escrita entre os alunos e proporcionar às famílias um acesso direto ao processo de aprendizagem dos seus filhos. “O projeto também serve como um exercício prático para os alunos, ajudando-os a entender a importância da leitura e escrita e a aprimorar suas habilidades” comenta a professora Luciana Cônsole.