A inscrição deve ser feita por meio da Página do Participante no site do Inep, e as provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos agora têm até o dia 14 de junho para se inscreverem por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep. As provas do Enem 2024 estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, em todo o território nacional.
Além da inscrição, a Página do Participante oferece outras funcionalidades importantes. Entre elas, os candidatos podem consultar os resultados dos recursos relacionados à isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência do Enem 2023. Aqueles que obtiveram a isenção no ano anterior e não compareceram aos dois dias de prova precisarão justificar a ausência para garantir a gratuidade na edição de 2024.
Para quem não se qualifica para a isenção, a taxa de inscrição permanece no valor de R$ 85. O pagamento pode ser realizado via boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo das opções oferecidas pelo banco. Para facilitar o pagamento por Pix, o QR-code está disponível no próprio boleto gerado na inscrição.
A plataforma do Inep também disponibiliza uma série de recursos para auxiliar os candidatos. Estão disponíveis orientações detalhadas sobre o processo de inscrição, um cronograma completo do Enem 2024, respostas às dúvidas mais frequentes e tutoriais em vídeo, incluindo conteúdos em Libras. Durante o período de inscrições, os candidatos também podem solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social.
No Enem de 2023, a cidade de Vinhedo registrou a participação de 1050 candidatos, distribuídos em quatro locais de aplicação. O exame é uma oportunidade relevante para os jovens do município, facilitando o acesso ao ensino superior e ampliando as perspectivas profissionais.
Os interessados em participar do Enem 2024 devem ficar atentos aos prazos e seguir as orientações disponíveis na Página do Participante para garantir a inscrição e, consequentemente, a participação no exame.
Inscrição
Para realizar a inscrição o interessado deve acessar a Página do Participante com o login do Gov.br. Quem não lembrar da senha, a recuperação pode ser feita por meio da própria plataforma. A página para enviar os dados é intuitiva e didática. Nela, o candidato preenche, conforme solicitação, dados como CPF, data de nascimento, estado civil, nacionalidade e cor/raça, entre outros. O participante também deve responder se precisa de algum tipo de recurso de acessibilidade para os dois dias de prova.
Durante o preenchimento das informações, o candidato escolhe Inglês ou Espanhol para a prova de língua estrangeira. Além de colocar o endereço atualizado, o participante deve escolher o estado e o município para fazer as provas do Enem, que poderão ser alterados apenas durante o período de inscrições.