A Escola Municipal “Abrahão Aun”, localizada no bairro Nova Vinhedo, está passando por uma reforma abrangente que inclui a criação de quatro novas salas de aula, entre outras melhorias. Com um investimento superior a R$ 360 mil, as obras de ampliação somam 568,24 m² e envolvem, além das novas salas, a construção de uma sala de artes, biblioteca e sanitários adequados para pessoas com necessidades especiais (PNE). Outras melhorias incluem a sala de professores com refeitório e banheiros, cantina, e outras intervenções que proporcionam mais conforto e funcionalidade para toda a comunidade escolar.
Entre os serviços concluídos, destacam-se a instalação de uma rede de esgotos totalmente nova, a construção de um prédio de serviços com refeitório para funcionários, banheiro, lavanderia, almoxarifado e uma área externa privativa, isolada por alambrado. Além disso, foram instaladas coberturas que protegem todo o acesso da rua até a nova área ampliada, incluindo a escola e os sanitários. Também foi construída uma estrutura metálica elevada para suportar uma caixa d'água com capacidade de 5.000 litros.
Essas mudanças trazem melhorias significativas para a qualidade de vida e aprendizado dos alunos. As novas salas de aula, por exemplo, permitem que mais alunos possam estudar em um ambiente adequado, enquanto a sala de artes representa um avanço importante no estímulo ao desenvolvimento criativo e cognitivo. A biblioteca, por sua vez, amplia o acesso à leitura e ao conhecimento, aspectos essenciais para o desenvolvimento acadêmico.
Próximas etapas da reforma
A próxima fase da obra inclui a manutenção geral da estrutura da escola, com a instalação de uma nova rede elétrica, rede hidráulica e um novo sistema de águas pluviais. Está prevista, também, a troca e manutenção de esquadrias (portas e janelas), além da pintura interna e externa de todo o prédio.
Uma nova cobertura metálica será executada em toda a escola, inclusive com fechamentos laterais, eliminando a necessidade de calhas e condutores para águas pluviais, o que proporcionará maior proteção contra infiltrações. As áreas de interligação entre o prédio principal e o anexo serão cobertas, criando novos espaços protegidos, especialmente para o uso dos alunos durante os intervalos.
A quadra poliesportiva também passará por manutenção, com a troca de telhas translúcidas, reparos na cobertura e substituição das telhas do prédio anexo à quadra por telhas do tipo sanduíche com EPS, que oferecem melhor isolamento térmico e acústico.
Com a conclusão dessas reformas, a expectativa é de que a Escola Municipal "Abrahão Aun" ofereça um ambiente mais seguro, confortável e adequado às atividades pedagógicas, tanto para os alunos quanto para os professores e demais funcionários. O impacto positivo dessas melhorias reforça o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade, em um espaço cada vez mais moderno e funcional.
Obras na Educação
Ao longo dos últimos três anos, 18 escolas municipais de Vinhedo já passaram por reformas e outras cinco tiveram seus telhados substituídos. A Prefeitura já investiu cerca de R$ 20 milhões em melhorias e ampliações das unidades de ensino, priorizando escolas com maior necessidade de intervenções estruturais.
As obras seguirão nos próximos meses, de acordo com o cronograma estabelecido. Essas ações visam modernizar e adaptar as escolas da rede municipal, muitas das quais não passavam por reformas há décadas.