Recentemente, Vinhedo vem enfrentando um significativo aumento nos casos de vandalismo a placas de trânsito. A depredação dessas sinalizações, acarreta prejuízos para a segurança viária comprometendo a orientação dos motoristas, além de gerar custos aos cofres públicos.
A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, através do Departamento de Trânsito, faz um alerta sobre a situação, enfatizando que a prática é crime conforme os artigos 81 e 82 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem a colocação de elementos que impeçam ou dificultem a plena visualização da sinalização, incluído afixar símbolos ou legendas que não se relacionem com a mensagem da sinalização.
Além dos prejuízos, financeiros e estéticos, os impactos para os motoristas e pedestres são maiores, pois as consequências de uma sinalização inadequada, podem causar confusões e aumentar os riscos de colisões. "Cada placa depredada representa um perigo para os usuários das vias, compromete a eficácia da sinalização, além de dar às ruas um aspecto de descuido. Esse tipo de dano gera custos que poderiam ser investidos em melhorias na infraestrutura da cidade", ressaltou Altair Ifanger, encarregado pela sinalização viária do município.
Espera-se que com as campanhas de conscientização e com o apoio da comunidade os casos diminuam. “A população pode denunciar qualquer atitude suspeita através do telefone da GCM de Vinhedo, e nossos agentes estão intensificando as fiscalizações para combater este tipo de crime” enfatizou Altair Ifanger.
Para denúncias, ligue para o 153 da Guarda Civil Municipal. As denúncias são sigilosas, e a colaboração da população é fundamental para reduzir os casos de vandalismo, preservando não apenas o patrimônio público, mas também a segurança de quem circula pelas ruas de Vinhedo.