Na noite da última quarta-feira (30), o município de Vinhedo promoveu o primeiro encontro entre as famílias e as crianças que fazem parte do Comitê "Cidade das Crianças" com o GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) . O evento não apenas ofereceu uma oportunidade para que as crianças se conhecessem e interagissem, mas também permitiu que as famílias se informassem mais sobre a iniciativa.
Durante a reunião, foi discutido a importância da participação infantil nos encontros que ocorrerão mensalmente a partir de 2025. Os responsáveis pelo projeto apresentaram as premissas e conceitos que fundamentam a "Cidade das Crianças", destacando a intenção de integrar as vozes das crianças na formulação de políticas públicas.
Instituído em agosto deste ano, o Comitê das Crianças é composto por 28 crianças, entre titulares e suplentes, com idades variando entre 4 e 11 anos. O grupo reúne crianças de diferentes perfis, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, além de crianças com deficiência e de variadas origens raciais, refletindo o compromisso da cidade com a pluralidade. A inscrição para o comitê foi aberta entre 5 de julho e 12 de agosto.
A iniciativa visa incorporar a voz infantil na formulação de políticas públicas, especialmente voltadas à primeira infância, e está alinhada à Declaração Universal dos Direitos da Criança, da ONU, e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto conta com a participação de todas as secretarias municipais, que colaboram para estabelecer medidas centradas nas demandas das crianças, como o aumento de espaços verdes e lúdicos, criação de parques naturalizados, além de promover autonomia das crianças no deslocamento pela cidade.
O GTI, que conta com dois representantes de cada secretaria municipal, realiza reuniões mensais desde agosto para discutir propostas, e a partir de 2025 passará a envolver também o Comitê das Crianças. A adesão oficial de Vinhedo ao projeto ocorreu em 1º de julho, em um evento realizado na cidade de Jundiaí, formalizando o compromisso com o desenvolvimento de um ambiente urbano que considera as necessidades das crianças.
Cidade das Crianças
O Programa Cidade das Crianças teve início em 1991 como criação do pedagogo e chargista italiano Francesco Tonucci e faz parte de uma rede internacional com sede na Itália, e presente na Europa e América Latina.
Além de Jundiaí, a Rede é composta por Municípios de seis diferentes Estados, que são: Benevides, no Pará; Boa Vista, em Roraima; Brasiléia, no Acre; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Estância Velha, Osório e Pelotas, no Rio Grande do Sul; e Itu, Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes, Rio Claro e Vinhedo, em São Paulo.
São dois eixos principais de atuação, na participação das crianças no governo da cidade e no desenvolvimento da autonomia das crianças nos espaços públicos. O objetivo é tornar as cidades mais acolhedoras e adequadas para as crianças e, assim, uma cidade melhor para todos.