Alunos do 8º ano da Escola Municipal “Nilza Ferragut”, orientados pelo professor Rafael Nobrega Martines, estão aplicando habilidades socioemocionais em um projeto de voluntariado focado no respeito e valorização dos idosos, com atividades que estão sendo realizadas no espaço "Quero Vida", projeto voltado ao acolhimento de idosos mantido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Vinhedo.
A iniciativa é desenvolvida por meio do Lions Quest, programa que integra o contraturno escolar da rede municipal de ensino e tem como objetivo capacitar os jovens a lidarem melhor com suas emoções, construírem relações saudáveis e tomarem decisões conscientes.
O projeto aborda temas como o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento social, a saúde, a prevenção e por fim a liderança e serviço no qual os alunos colocam em prática as habilidades desenvolvidas para o planejamento e realização de seu próprio projeto de voluntariado educativo.
Os alunos da EM “Nilza Ferragut” optaram pela elaboração de um projeto de voluntariado focado no respeito e valorização do idoso a ser desenvolvido no centro Quero Vida de Vinhedo. A iniciativa conta com três etapas principais, planejadas e executadas pelos alunos: uma visita inicial à creche de idosos para troca de experiências e escuta ativa das histórias de vida dos mais velhos; uma segunda visita para a realização de um bingo com prendas arrecadadas pelos estudantes; e uma terceira visita com a exibição do filme Up: Altas Aventuras, seguida de uma roda de conversa sobre as relações entre gerações.
Essas atividades oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolver empatia e aprimorar o diálogo com pessoas de diferentes idades. Todas as vivências e lições obtidas serão compartilhadas com outros alunos da escola por meio de cartazes e relatos dos estudantes que participaram do projeto.
A realização desse projeto foi possível graças ao apoio do Lions de Vinhedo, uma organização sem fins lucrativos que colabora com entidades assistenciais da cidade, que em parceria com a Secretaria de Educação, contribuiu para a realização de mais um projeto, promovendo o desenvolvimento socioemocional e o engajamento comunitário dos jovens participantes.