Na última segunda-feira (2), durante as chuvas que atingiram Vinhedo, o Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo e a Defesa Civil do município uniram esforços para monitorar as áreas de risco através das câmeras de monitoramento equipadas com tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA).
O sistema Irisity, ainda em fase de testes, emprega algoritmos avançados de IA para monitoramento forense e intuitivo, o que permite a identificação em tempo real de pontos críticos, como regiões propensas a alagamentos e deslizamentos. A análise das imagens realizadas pelo COI possibilitou uma resposta ágil e preventiva por parte da Defesa Civil.
O monitoramento inteligente, está em teste pelo COI na prevenção de delitos devido a capacidade do sistema em distinguir características físicas, objetos, além de reconhecer padrões de comportamento. No entanto, buscando expandir as ações em segurança pública, com a gestão eficiente de riscos urbanos, essa ferramenta será integrada de forma estratégica para monitorar áreas de riscos, ampliando a proteção da população, e tornando a cidade de Vinhedo cada vez mais resiliente diante de eventos climáticos extremos.