O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza na quinta-feira (5) uma reunião ampliada a partir das 9h na Secretaria de Assistência Social e Cidadania para discutir questões relativas ao acolhimento de pessoas com deficiências.
O encontro faz parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro. A ideia em torno da data é, além de estimular uma reflexão maior sobre inclusão e acessibilidade em toda a sociedade, celebrar as conquistas de pessoas com deficiência.
A reunião, aberta a toda a população, deve reunir profissionais de diversas áreas do setor público e organizações da sociedade civil. A abertura será feita pela presidente do conselho, Silene Bertolini, seguida de palestra sobre capacitismo com a especialista Nadja Freitas.
Outras duas palestras estão previstas: Deficiências e acessibilidade atitudinal com Nicolas Setsuo Sakumoto e Atendendo a Pessoa com Deficiência no Serviço Público com Jony Anderson de Oliveira.
Sobre a data
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992. A ONU estima que aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. É um grupo populacional muito vasto, que deve ser respeitado e celebrado.
A data também é uma oportunidade para destacar os benefícios da acessibilidade não apenas para pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade. A ONU enfatiza que a acessibilidade e a inclusão são pilares fundamentais dos direitos humanos e contribuem para reduzir desigualdades. Países com altos Índices de Desenvolvimento Humano, segundo especialistas, frequentemente associam a valorização da diversidade ao avanço social e econômico.
Programação
Abertura: Presidente do CMDPCD Silene Henrique Bertolini
“Capacitismo: O que isso tem a ver comigo?” Nadja Freitas
Mestre em Análise do Comportamento Aplicada pelo Instituto Par (2022). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista também pelo Instituto Par (2014). Especialista em Educação Especial pela Universidade Nove de Julho (2011) Graduada em Pedagogia também pela Universidade Nove de Julho (2010). Acreditada como Analista do Comportamento pela ABPMC- Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Trabalhou como professora de educação especial, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas municipais de Vinhedo -SP durante 11 anos, hoje faz parte da coordenação da Educação Especial do município. Supervisora de profissionais autônomos e equipes terapêuticas que realizam intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada, tendo como público alvo crianças com desenvolvimento atípico. Membro da coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) a Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Vinhedo/SP.
Deficiências e acessibilidade atitudinal. Nicolas Setsuo Sakumoto
Formado em Terapia Ocupacional pela USP, com qualificação em equoterapia para pessoas com deficiência pelo GATI. Atuei na área da educação especial, reabilitação neurológica e ortopédica, desenvolvimento de tecnologias assistivas, gerontologia, saúde mental infanto-juvenil e atualmente na saúde mental adulto, na Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial 1 - Espaço Renascer (CAPS 1), em Vinhedo.
•Atendendo a Pessoa com Deficiência no Serviço Público: um olhar para o ser humano e não para a deficiência. Jony Anderson de Oliveira
Formado em Administração com habilitação em comércio exterior (UNIA), Pedagogia (UNIA) e Letras (UNIVESP). Pós-graduado em Psicopedagogia (UNIA), Designer Instrucional (UNiFEI)e Ed. Especial Deficiência visual (FCE) e pós-graduando em Ed. Especial AH/SD (UNESP). Atuando na educação a mais de vinte anos na área da acessibilidade e inclusão sendo nos últimos 7 anos no serviço público como professor PEB I e especialista em educação especial. Atuando também como professor universitário na Faculdade Anhanguera de Valinhos e como palestrante em território nacional. Atualmente com 46 anos é pessoa com deficiência visual.