Durante a reunião, foram apresentadas as ações de educação ambiental realizadas no município
Na última terça-feira (3), o Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) foi palco da 128ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O evento reuniu representantes de instituições e especialistas para debater temas relacionados à educação ambiental e à gestão de recursos hídricos.
Durante a reunião, foram apresentadas as ações de educação ambiental realizadas no município de Vinhedo, tanto em caráter formal, pela Secretaria de Educação e pela Sanebavi, quanto em caráter complementar, pela Secretaria de Planejamento Ambiental. Também foi detalhado o projeto FAPESP "Plataforma de Monitoramento e Avaliação do Plano de Bacias dos Rios PCJ", que busca aprimorar o planejamento e a gestão das bacias hidrográficas.
Outro momento de destaque foi a exibição do vídeo finalista do Prêmio Gota d’Água 2024, produzido por estudantes do 6º ano do Clube de Educação Socioambiental Plantinhas, da EM CIC “Eduardo Von Zuben”. A educadora ambiental de Vinhedo Rosângela Grigolleto, responsável pela iniciativa, enfatizou a importância dos Comitês PCJ como espaços de troca de experiências e aprendizado.
Na ocasião, também foi anunciada a nomeação de Rosângela Grigolleto como nova representante titular da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) pelas bacias PCJ, consolidando o protagonismo do município em ações de educação ambiental.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Rogério Levy Machado, do Secretário Municipal de Planejamento Ambiental, José Carlos Bellussi Junior, e da educadora ambiental Ana Paula Saraiva, da Sanebavi, reforçando o compromisso de Vinhedo com a educação ambiental e a sustentabilidade.