14 DEZ 2017
Alunos da Rede Municipal da Prefeitura de Vinhedo utilizarão material sobre o bem-estar animal durante as aulas já em 2018

Os livretos serão distribuídos aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Os conteúdos trabalhados nos livros fazem parte dos temas transversais da educação, com ensinamentos sobre respeito, cuidados e proteção aos animais domésticos, comunitários e selvagens

Durante a noite desta quarta-feira, 13, no Ceprovi, com a presença da prefeita em exercício de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, a vereadora Flávia Bitar promoveu o lançamento da Coleção Bem-Estar Animal, livros de atividades para apoio dos professores que trabalharão o tema bem-estar animal na Rede Municipal de Ensino a partir de 2018. O material é de autoria da escritora Mari Penteado, e foi desenvolvido com apoio da Prefeitura de Vinhedo e investimento da A. Raymond do Brasil Ltda., que assumiu os custos para confecção dos livros, desonerando os cofres públicos.

Os livretos serão distribuídos aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Os conteúdos trabalhados nos livrosfazem parte dos temas transversais da educação, com ensinamentos sobre respeito, cuidados e proteção aos animais domésticos, comunitários e selvagens.

A prefeita em exercício, Claudinéia Vendemiatti Serafim, enfatizou a importância do projeto. “Essa é uma causa atual, os animais estão em constante situação de risco e nada melhor que ensinar a importância do respeito e cuidado aos animais desde a base, na educação infantil, para que nossas crianças se formem homens conscientes, e que desde cedo repassem esses valores aos seus familiares”, comentou.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo, Adriano Corazzari; o diretor administrativo da Secretaria de Educação, Rogério Levy, representando o secretário Gilberto Lorenzon; e o diretor de Segurança de Vinhedo, Anderson Borges Brito, representando o secretário Junior Vendemiatti, participaram do evento, bem como o presidente da Câmara, Nil Ramos, e os vereadores Carlos Florentino e também Flávia Bitar, que promoveu o lançamento. Também esteve presente o representante da A. Raymond Brasil Ltda, Alex; e a escritora e autora da Coleção, Mariana Penteado.

O Canil da Guarda Civil Municipal de Vinhedo fez uma breve apresentação com os cães Gaia e Roger, mãe e filho, junto às crianças presentes à cerimônia. Na apresentação os cães realizaram saltos em argola e encontraram, pelo faro, bolinhas escondidas pelas crianças. O Canil da GM realiza um importante trabalho na segurança pública do município, contribuindo para a solução de crimes, em especial na detecção de entorpecentes.

“Meu sonho era trazer para a Educação um material que tornasse duradouro o trabalho na proteção e bem-estar animal, e o projeto da Mari Penteado ficou tão lindo e tão sério que tivemos o retorno sobre o patrocínio deste material, concretizando assim nosso sonho”, enfatizou Flávia Bitar.

Foram produzidos 3600 livretos para uso na Rede Municipal de Educação de Vinhedo sem nenhum custo para os cofres públicos.

14/12/2017