15 DEZ 2017
PREFEITURA
Prefeita em exercício visita Unidades de Saúde e confere resultados do redimensionamento da urgência e emergência

Na manhã desta quinta-feira, 14, a prefeita em exercício de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, esteve em diversas unidades de Saúde do município, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Santa Casa. Durante a visita, conversou com pacientes, funcionários e médicos e verificou o resultado prático do redimensionamento feito no atendimento de urgência e emergência no município.

Durante as visitas, a prefeita em exercício esteve acompanhada do secretário municipal de Saúde, Alexandre Viola. “A população de Vinhedo conta com uma estrutura muito grande na área de Saúde. Para urgência e emergência, por exemplo, são três opções de atendimento – Santa Casa, UPA e PA Capela – para uma população de aproximadamente 75 mil habitantes, isso sem contar o atendimento clínico e de especialidades da rede”, destacou Claudinéia Vendemiatti Serafim.

O primeiro local visitado foi a UPA. Por lá havia aproximadamente 50 pessoas na recepção, porém, menos de 20 eram pacientes, e os demais eram acompanhantes. Dos pacientes, praticamente todos já tinham passado pela triagem, e a maioria já estava sendo direcionada para atendimento com clínico geral e pediatra.

“É uma situação normal. Muitas vezes alguém chega à recepção da UPA ou da Santa Casa, por exemplo, e acha que tem muita gente esperando por atendimento, sem perceber, no entanto, que o número de acompanhantes nesses locais é bem superior que o de pessoas que esperam por atendimento”, salientou o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

Ele salientou que a Prefeitura pretende instalar em suas unidades de Saúde um sistema parecido com o que já existe na recepção da Santa Casa, onde as pessoas podem visualizar, por meio de um painel eletrônico, o passo a passo do atendimento aos pacientes, desde o registro da ficha, passando pela triagem, até passar pelo médico e pelo ambulatório.

Após verificar toda a estrutura da UPA, a prefeita em exercício seguiu para a Santa Casa. Lá, ela e o secretário de Saúde foram recebidos pelo gestor geral, Celso Beltramini, que explicou que o hospital estava preparado para receber mais pacientes por conta do redimensionamento da urgência e emergência para pacientes SUS, e que por este motivo a transição ocorreu de forma tranquila.

O redimensionamento trouxe economia aos cofres públicos e aumento da capacidade de atendimento. A Nova Santa Casa foi inaugurada em abril do ano passado pelo prefeito Jaime Cruz. O Centro Cirúrgico, totalmente remodelado, passou de 3 para 5 salas; na UTI, de 6 salas, passou para 11. A pediatria e a maternidade também foram reformadas.

Na visita seguinte, a prefeita em exercício e o secretário de Saúde estiveram na Policlínica da Capela e no PA Capela, e também no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM).

Na Policlínica, o secretário de Saúde explicou que a Prefeitura trabalha num projeto de prontuário eletrônico que deverá estar em operação em todas as Unidades de Saúde até o final de 2018, organizando de forma mais adequada os arquivos com informações dos pacientes e facilitando bastante o trabalho dos funcionários destes setores.

UBS em construção

Por último, a prefeita em exercício conferiu as obras da nova Unidade Básica de Saúde na Vila Garcez, no Bairro da Capela, que seguem em ritmo acelerado. O telhado deverá ser instalado nos próximos dias. A UBS funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos.

O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

Por meio dessa UBS, a Prefeitura iniciará o programa Estratégia Saúde da Família com uma equipe multiprofissional, que desenvolverá ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde da comunidade.

A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 m2de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

15/12/2017