A região da Capela tem enfrentado desafios no abastecimento de água, especialmente em períodos de calor, quando o aumento do consumo sobrecarrega o sistema. Para enfrentar essa situação, a Sanebavi iniciou, nesta sexta-feira (28), uma operação integrada, envolvendo as diretorias de Combate às Perdas, Obras e Manutenção (Operacional) e Estação de Tratamento de Água, com foco na melhoria do abastecimento e na identificação de possíveis vazamentos.
O plano de ação inclui um levantamento detalhado dos bairros com maior histórico de chamados para manutenção, vazamentos e incidência de falta de água, a fim de mapear as áreas mais afetadas. Com essas informações, a autarquia poderá direcionar esforços para os pontos críticos.
A partir desse mapeamento, equipes técnicas irão a campo para monitorar os setores mais vulneráveis e aplicar metodologias avançadas de detecção de vazamentos, como sensores de ruído, hastes de escuta e geofone. Esse trabalho será fundamental para verificar se há perdas subterrâneas que possam estar impactando o equilíbrio do sistema.
“Além de lidar com o alto consumo, queremos eliminar vazamentos que possam estar agravando a situação. Nossa intenção é que a água chegue aos reservatórios e aos moradores com o menor desperdício possível”, explica Murilo Sacheto, da Diretoria de Combate às Perdas da Sanebavi.
A operação será intensificada nos próximos dias contribuindo para a estabilização do abastecimento na Capela. Além dessa força-tarefa, a Sanebavi segue dando suporte à população com caminhões-pipa e reforça a importância do uso consciente da água.