Estudos visam buscar soluções regionalizadas de saneamento para garantir sustentabilidade hídrica
A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi participaram da apresentação dos programas UniversalizaSP e Integra Resíduos, realizada em Santa Bárbara D’Oeste. O evento reuniu representantes de cerca de 70 municípios das bacias do PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Mogi-Guaçu, do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (CONSIMARES) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA).
Representando o município estiveram o prefeito Dario Pacheco, a superintendente da Sanebavi, Andrea Campos, e o secretário de Planejamento Ambiental, Junior Belussi, que destacaram a importância de soluções regionais para desafios comuns do município, como a questão hídrica e a gestão de resíduos sólidos.
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou que o programa UniversalizaSP busca estruturar soluções regionalizadas de saneamento para garantir resiliência hídrica e a universalização dos serviços. Como próximos passos, o Estado realizará, com recursos próprios e sem custo aos municípios, estudos de viabilidade e modelagem para estruturar parcerias regionalizadas, com participação ativa das gestões municipais.
O governo estadual também está investindo R$ 1,3 bilhão na construção das barragens Pedreira e Duas Pontes, nas cidades de Pedreira e Amparo. Os municípios situados às margens dos rios Jaguari e Camanducaia serão diretamente beneficiados pela reserva hídrica. Além disso, o Estado, em parceria com o BID, está modelando o Sistema Adutor Regional PCJ (SAR-PCJ), que beneficiará 28 cidades.
Resíduos sólidos
No segmento de resíduos sólidos, o programa Integra Resíduos visa transformar a gestão do lixo em uma oportunidade econômica para os municípios. Os estudos de viabilidade e modelagem dos projetos de destinação de resíduos já foram iniciados para 12 consórcios intermunicipais, incluindo CONSIMARES e CISBRA, que juntos geram 925 toneladas diárias de lixo. O evento reforçou a necessidade de cooperação regional para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica dos municípios participantes.
Foram iniciados estudos para a destinação final de resíduos sólidos para 12 consórcios intermunicipais. Os 216 municípios integrantes desses consórcios geram aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos por dia. São Paulo gera diariamente cerca de 40 mil toneladas de resíduos, e 200 cidades percorrem longas distâncias para a disposição final. No total, 114 aterros têm vida útil igual ou inferior a dois anos, ampliando o desafio da destinação.