Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), inaugurado em 2025 para integrar ações de segurança na Região Metropolitana de Campinas, tem coordenação da cidade de Vinhedo e lidera operação que reforça combate ao crime organizado e à receptação de materiais
Na quarta-feira (21), uma grande operação conjunta foi realizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), sob coordenação do Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) e com liderança da cidade de Vinhedo. A ação, que teve início pela manhã e se estendeu até o final da tarde, mobilizou equipes de segurança em 20 municípios da região.
Ao todo, 84 locais foram vistoriados durante a operação. Como resultado, sete pessoas foram conduzidas à delegacia para averiguação, sendo duas delas presas em flagrante por receptação.
Entre os materiais apreendidos, destacam-se uma arma de fogo (revólver calibre 38), 120 porções de maconha, 80 unidades da droga sintética K2, 125 pedras de crack e 233 gramas de cocaína. Além disso, foram recolhidos impressionantes 507 quilos de cobre, cuja origem será investigada.
Foram também emitidas 12 notificações administrativas, três das quais ocorreram na cidade de Vinhedo, sendo uma por falta de alvará e a outras duas ambiental.
A operação é parte de uma série de esforços coordenados entre as cidades da RMC para o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e a crimes patrimoniais, como furto e receptação de materiais metálicos. O CIM destacou a importância da integração entre os municípios para o procedimento da ação.
CIM
Inaugurado em maio deste ano, o CIM tem como principal função articular os núcleos de Inteligência das guardas municipais das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, promovendo a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.