Parceria entre Unilever e Ultragaz vai reduzir em 3 mil toneladas as emissões de CO2 da fábrica de Vinhedo ao adotar o biometano como fonte de energia
O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, e o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Rodolfo Pieri, visitaram a fábrica do Grupo Unilever em Vinhedo para conhecer as iniciativas sustentáveis da empresa. Acompanhados por Fábio Rodrigues, diretor da unidade local, os gestores municipais conheceram o projeto que torna a fábrica pioneira na adoção do biometano como fonte de energia, substituindo o gás natural.
A partir deste mês, a Unilever Vinhedo passou a operar com biometano, um combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos em aterros sanitários. A substituição do gás natural pela nova fonte permitirá uma redução das emissões de carbono da caldeira industrial, responsável por gerar energia para o processo produtivo. Estima-se que a iniciativa vai eliminar 3 mil toneladas de CO2 ao ano.
A Ultragaz será responsável pela distribuição do biometano, abastecendo cerca de 2 milhões de m³ do biocombustível por ano à unidade de Vinhedo. Além dos benefícios ambientais, a parceria contribui para reduzir os impactos causados pelos aterros sanitários, evitando a liberação de metano, um gás altamente prejudicial.
A fábrica de Vinhedo, que produz produtos líquidos das marcas Dove, Comfort e Omo, é a terceira unidade da Unilever no Brasil a operar com energias limpas, alinhando-se às metas globais da empresa de zerar as emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2 até 2030.