Na manhã desta quarta-feira (1º), a Sanebavi promoveu uma reunião com representantes da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) para cobrar soluções diante das frequentes falhas no fornecimento de energia elétrica que têm impactado diretamente os serviços de saneamento em Vinhedo.
De acordo com a autarquia, as interrupções e oscilações de energia — os chamados “piscas” — têm causado sérios prejuízos, como a paralisação de Estações de Tratamento de Água, reservatórios, recalques e bombas, além de provocar danos em equipamentos sensíveis e até estouros em tubulações que operam sob pressão. A situação compromete o sistema de abastecimento e gera transtornos à população.
Durante o encontro, a Sanebavi também reforçou a necessidade de maior agilidade no atendimento às ocorrências registradas junto à CPFL. Atualmente, há demora no restabelecimento da energia, prolongando a interrupção dos serviços essenciais de água e esgoto na cidade. Foi solicitado ainda que os chamados da autarquia recebam tratamento prioritário, considerando a importância estratégica da Sanebavi para a saúde e qualidade de vida da população.
A autarquia destacou que, diante do aumento dos eventos climáticos extremos, é fundamental que a concessionária adote medidas que assegurem maior estabilidade no fornecimento de energia e rapidez nas soluções em caso de falhas.
Estiveram presentes pela CPFL o técnico de obras Renato Mendes, a consultora de negócios Ana Caroline e o coordenador de campo Marcos Ferreira Barbosa. Representando a Sanebavi, participaram a superintendente Andréa Campos e o diretor de Estações de Tratamento de Água (ETAs), Gabriel Carvalho.