Projeto incentiva leitura, escrita e consciência ambiental nas escolas de Vinhedo.
Cinco escolas da rede municipal de Vinhedo participaram do projeto cultural e educacional “Histórias Ilustradas”, uma iniciativa que valoriza a leitura, a escrita e a consciência ambiental por meio da produção de cartas ilustradas.
O projeto convidou crianças a refletirem sobre a biodiversidade e o cuidado com o meio ambiente, estimulando a imaginação, a criatividade e o protagonismo estudantil.
Participaram da ação os alunos dos 4º e 5º anos das escolas E.M. Abel Maria Torres, E.M. Doutor Abrahão Aun, E.M. Dom Mathias, E.M. Professora Maria de Lourdes Von Zuben e E.M. Doutora Nilza Maria Carbonari Ferragut. As produções envolveram textos e desenhos feitos individualmente ou em duplas, que expressam o olhar das crianças sobre o planeta e a importância da preservação da natureza.
Ao todo, o projeto reuniu mais de 3 mil estudantes, 81 professores e resultou em 134 obras produzidas, que integraram um livro coletivo distribuído gratuitamente a 63 escolas públicas dos municípios de Porto Real, Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e também Sumaré e Vinhedo, em São Paulo. A iniciativa proporcionou uma rica troca entre os estudantes das diferentes cidades, reforçando o papel da educação como ferramenta de integração e transformação.
Além das atividades em sala, algumas das cartas produzidas pelos alunos foram destinadas a autoridades e representantes políticos, como forma de diálogo e conscientização sobre a importância do cuidado ambiental.
O projeto “Histórias Ilustradas” é uma realização da Flamingo Comunicação, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A proposta reforça o poder da educação em formar cidadãos conscientes, criativos e comprometidos com um mundo melhor.