A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo apreendeu uma motocicleta com indícios de adulteração e deteve um indivíduo na tarde deste domingo (14), após uma série de tentativas de fuga e desobediência às ordens policiais. A ocorrência envolve os crimes de desobediência, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, localização e apreensão de veículo e receptação.
De acordo com a GCM, durante o período da manhã, um motociclista já havia se evadido diversas vezes das viaturas que realizavam patrulhamento preventivo, sempre desaparecendo pelo bairro Vida Nova I. As equipes chegaram a se deslocar até a delegacia de polícia para a elaboração de boletim de ocorrência e lavratura dos autos de infração cabíveis.
No período da tarde, o Centro de Operações Integradas (COI) de Vinhedo irradiou um disparo de alarme no bairro das evadidas anteriores. Durante o deslocamento das equipes e no retorno de diligências realizadas até o distrito de Valinhos, as viaturas se depararam novamente com a motocicleta suspeita, que seguia no sentido Valinhos. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor realizou uma manobra de retorno, dando início a um cerco policial.
Após percorrer alguns metros, o motociclista entrou em uma residência e tentou fugir pelos fundos, pulando um alambrado que dá acesso a um pasto. A ação foi acompanhada pela guarnição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que manteve o acompanhamento. Diante da insistência da equipe e já cercado, o indivíduo desistiu da fuga e acatou as ordens para retornar, pulando o alambrado de volta.
Com o condutor e o veículo detidos, o caso foi apresentado à autoridade policial de plantão, que determinou a elaboração do boletim de ocorrência pelos crimes de desobediência, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, localização e apreensão de veículo e receptação.
A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio de Cosmópolis, uma vez que apresentava possíveis alterações no chassi e no número do motor. Além disso, a chave utilizada para a ignição não correspondia ao veículo, o condutor usava uma chave simples de fechadura residencial para dar partida. Após os procedimentos legais, o indivíduo foi ouvido e liberado pela Polícia Civil.