A Educação é, entre outras, uma das maiores prioridades da atual Administração. Investindo em qualidade de ensino, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, entregou na manhã desta quarta-feira, dia 22, a cobertura da quadra poliesportiva do Centro de Educação Infantil – CEI Chapeuzinho Vermelho e Grilo Falante, no Jd. São Matheus.
“Hoje entregamos um local propício para convivência, recreação, lazer e para a prática de esportes dos alunos. Temos nos esforçado para realizar melhorias em toda a Rede de Ensino”, ressaltou o Prefeito Jaime Cruz.
Em 12 de outubro de 1973 foi fundada, sob forma de entidade e recebendo ajuda da Prefeitura, o CEI Chapeuzinho Vermelho. Em 1º de outubro de 1974, aconteceu a inauguração do prédio desta unidade, contando com assistência pedagógica, recreativa e alimentar para as crianças de 04 a 06 anos. Em 1º de março de 1981, o CEI Chapeuzinho Vermelho passou a atender também crianças de 0 a 03 anos em atividades de berçário.
Já o CEI Grilo Falante, que tinha como caráter ser escola municipal de educação infantil, funcionava em uma sala fornecida pela Escola Estadual Israel Schoba. Em 1994 foram construídas novas salas de aulas anexas a entidade Chapeuzinho Vermelho. Sendo assim, os dois Centros passaram a funcionar juntos no mesmo espaço.
Em 2000 a diretoria da entidade do Chapeuzinho Vermelho encerra suas atividades, passando a ser exclusivamente mantida pela Prefeitura. Desta forma, os dois Centros continuam até hoje a desenvolver suas atividades pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos, sob os nomes de CEI Chapeuzinho Vermelho e CEI Grilo Falante.
“Nosso sentimento é de muita alegria. Em nome de todos os profissionais, pais, comunidade e principalmente em nome de nossas crianças, gostaríamos de agradecer pela obra realizada. É nossa responsabilidade enquanto educadores e formadores, criar estratégias dentro do ambiente escolar para que o brincar, em suas diversas manifestações seja promotor do conhecimento de si, do outro e do mundo. Um brincar que, em interações amistosas, cultive o cuidado mútuo e estabeleça atitudes de curiosidade, investigação e encantamento”, disse a diretora do CEI Pedrinho, Sylvana Maria dos Santos Engel.
O Presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle, elogiou mais esta ação da Prefeitura. “Esse momento que estamos vivenciando é um marco para o engrandecimento desta unidade. Agradecemos, em especial, ao Prefeito Jaime Cruz pela realização dessa grande conquista”, disse.
Em seguida, a secretária de Educação, Kaity Berlini declamou uma poesia de sua autoria. “Quadra! Na composição quadrada que é dada pelos adultos, a criança não é o que agrada. A criança está! E é isso que deve provocar todos a olharem seus desagrados. Parem! Não projetem! Pois acima de tudo: sagrados são, as crianças no estado são? Do brincar! Brinquemos!”.
Por fim, pais e familiares, acompanharam as apresentações dos alunos do Maternal I com “Peneirei a farinha”, Maternal II e Fundamental I “Topei, topada” e Fundamental I e II, “abra a roda tindolelê”.
Além do Prefeito Jaime Cruz, estiveram presentes a secretária de Educação, Kaity Berlini; secretário de Assistência Social, Junior Vendemiatti; secretário de Esportes, Adriano de Sousa; secretário de Habitação, José Luis Bernegossi; secretário de Serviços, Márcio Campos “Balu”; secretária da Saúde, Erica Pin; secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Dionísio Medeiros; secretário de Obras, Edu Galasso; secretária da Fazenda, Deise Menezes; secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé; secretária de Administração, Juliana Leite; presidente do Fundo Social, Iolanda Nunes; controlador interino, Paulo Mattos; presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle, vereadores Paulinho Palmeira e Nil Ramos.
Obras
Na quadra entregue pelo Prefeito Jaime Cruz na última quarta-feira, dia 22, foi feita a cobertura com telhas de fibrocimento e estrutura metálica, iluminação independente e ponto de energia para som, pintura e demarcação das linhas em conformidade com o tipo de esporte praticado (vôlei, futebol de salão, basquete e handball).
“Tudo isso para que a escola tenha mais um local para que os alunos pratiquem esportes e atividades recreativas diversas com mais comodidade e segurança”, disse o Prefeito Jaime Cruz.