19 FEV 2020
CIDADÃO
Modelo de Cidade Digital desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo atrai gestores de outros municípios

Vinhedo é considerada um modelo de Cidade Digital e caminha para ser uma Cidade Inteligente. Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura para tornar mais prático o dia a dia do cidadão seguem despertando interesse de outros municípios. Recentemente, para conhecer esse trabalho, estiveram por aquigestores públicos de Arujá.

“Frequentemente recebemos representantes de outras cidades que vêm até aqui para conhecer o trabalho tecnológico desenvolvido em Vinhedo. Ficamos felizes por esse reconhecimento e destacamos que, por ações como estas, o município ganhou destaque nacional, sendo, por exemplo, premiada como a cidade mais Tecnológica e Inovadora do Brasil entre aquelas de 50 a 100 mil habitantes”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A visita ocorreu no dia 4 de fevereiro. A equipe responsável pelo projeto Atende Fácil Arujá, composta por quatro pessoas, foi recepcionada pela gerente de projeto da Mitra Soluções, Renata Cardoso. Na oportunidade, foi apresentado aos visitantes os avanços e os serviços oferecidos aos munícipescom o modelo de Cidade Digital, realizado por ferramentas online e também por meio de atendimento presencial, denominado SIM – Soluções Integradas Municipal.

Por meio do projeto, cada morador tem um Cartão Cidadão. É como se ele nascesse para o município a partir da retirada do documento, passando a integrar o CTM, Cadastro Técnico Municipal,formando uma fonte de informações que alimenta a gestão de todas as secretarias, possibilitando que políticas públicas sejam elaboradas de forma inteligente e eficiente.

Com mais de 70 quilômetros de fibra ótica cortando a cidade e interligando todos os prédios públicos, os serviços se tornam mais rápidos e acessíveis.

Ações como estas e ainda o acesso gratuito à internet pelos moradores e a utilização de tablets no atendimento diário de agentes de saúde, onde é possível ter acesso ao prontuário do paciente dentro de sua casa, torna Vinhedo uma Cidade Digital que avança a passos largos para se tornar uma Cidade Inteligente.