05 ABR 2016
PREFEITURA
Quantidade de procedimentos de enfermagem realizados na Rede Municipal de Saúde é destaque em Audiência Pública

Quase 500 mil procedimentos foram realizados em 2015 para atender à população

O número de procedimentos de enfermagem realizados na Rede Municipal de Saúde, em 2015, foi um dos destaques da Audiência Pública da Saúde realizada no final de março, na Câmara Municipal, para apresentação de relatório de atividades e prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.

Os dados foram apresentados pelo secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, acompanhado por sua equipe profissional.

Foram realizados 478.896 atendimentos de enfermagem em 2015, entre eles aferição de pressão arterial nas Unidades de Saúde, inalação, coleta de exames laboratoriais, retirada de pontos, avaliação antropométrica, testes rápidos de gravidez, HIV, Hepatite sífilis, entre outros procedimentos.

Referente ao terceiro quadrimestre de 2015 foram realizados 157.624 atendimentos de enfermagem.

Um dos diferenciais de Vinhedo em relação aos municípios da região na área de enfermagem é o programa de assistência aos estomizados e ambulatório de feridas.

Há na Rede Municipal de Saúde uma equipe de enfermagem especializada em estomoterapia, que tem com objetivo proporcionar aos moradores de Vinhedo mais qualidade de vida às pessoas que sofrem lesões crônicas na pele. As enfermeiras realizam o tratamento de feridas agudas e de difícil cicatrização e ensinam pacientes e familiares sobre a forma adequada de fazer curativos, fundamental no período de cicatrização.

O atendimento é feito de forma itinerante, na Policlínica da Capela e no Centro Médico do Jardim São Matheus.

De acordo com dados apresentados em audiência pública, no terceiro quadrimestre de 2015 foram realizados no ambulatório de feridas 1.938 procedimentos, sendo 1.053 consultas, 828 curativos de grau I e II e 57 cuidados com estomas.