Está caminhando para a reta final a obra de ampliação da sede do Serviço de Proteção Especial para Idosos – programa Quero Vida, executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras.
A obra está na fase de pintura, colocação de calhas, portas e janelas.
A obra em andamento prevê a ampliação da área de estar, de serviço, cozinha, construção de mais dois quartos, banheiro, varanda e área para depósito de material de manutenção e limpeza. Instalação do sistema elétrico e hidráulico já foi realizada.
A obra está prevista para ser entregue no final de janeiro.
Localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.385, no Jardim São Matheus, o Quero Vida atende atualmente 21 idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social, em situação de semidependência, que requerem auxílio de pessoas ou equipamentos especiais à realização de suas atividades do dia a dia. Com a obra será ampliado o número de atendimento que poderá chegar a 50 idosos.
Durante o período que permanecem no programa, das 7h às 17h, os idosos realizam refeições, recebem cuidados com a higiene bucal e são estimulados com atividades adaptadas esportivas, de artesanato, horta e oficinas em geral.
A Secretaria de Assistência Social coordena os trabalhos no local, com uma equipe multidisciplinar formada por cuidadoras, técnicos em enfermagem, enfermeira, nutricionista, merendeira, auxiliar de merendeira, assistente social, psicóloga, profissional de educação física, além de pessoal de limpeza e voluntários.
Vinhedo: destaque em expectativa de vida
Segundo dados divulgados em 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Vinhedo é o município que apresenta o melhor índice de longevidade e de expectativa de vida na Região Metropolitana de Campinas (RMC): de 77,68 anos. Com Índice de Desenvolvimento Humano Muito Alto (IDHM) de 0,817, a alta expectativa de vida identificada no município também foi um dos fatores que o colocou entre os 15 melhores para se viver no Brasil, ocupando a 13ª colocação e superando até sua marca anterior, que era o 15º lugar.
Uma das justificativas, segundo o prefeito Jaime Cruz, é o oferecimento ao público idoso de serviços específicos, mas, sobretudo, a atenção diferenciada com o morador e que começa ainda na infância, permeando todos os segmentos públicos. “Da infância à terceira idade investimos em estrutura e em ações efetivas de saúde, educação, assistência social, de esportes, lazer e cultura, priorizando sempre o desenvolvimento para que cada morador, em suas necessidades, possa ter uma excelente qualidade de vida”, disse o prefeito Jaime Cruz.