Quem passou pela Praça Santana, no Centro de Vinhedo, na manhã desta quinta-feira, dia 22, teve a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre a maneira correta de prevenir o câncer de mama. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma tenda no local para conscientizar a população sobre a importância do tema.
Durante a ação, que faz parte das atividades promovidas este mês pela Campanha Outubro Rosa, a população, principalmente mulheres, eram abordadas para receberem orientação sobre o autoexame e entrega de material informativo. A ação foi promovida por enfermeiras e médicas da Rede Municipal de Saúde.
Uma vasta programação está sendo realizada este mês de Vinhedo. As mulheres que procuram as unidades de saúde de Vinhedo estão sendo orientadas a realizar o autoexame. Mulheres a partir de 20 anos são acolhidas pelos enfermeiros das unidades de saúde e recebem orientações sobre a maneira correta de realizar o exame de mama. Já as mulheres com idade acima de 40 anos têm o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos.
A solicitação é feita imediatamente por enfermeiros das unidades à Secretaria de Saúde para liberação do procedimento. A partir dos 50 anos a mulher deve fazer o exame anualmente.
Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.
O Câncer
O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.
É o tipo de câncer mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, aas chances de cura chegam a 95%.
Segundo informações do secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas em todo o Brasil, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. “Por isso a nossa preocupação em orientar as mulheres sobre a maneira correta de se prevenirem não apenas no mês de outubro quando é realizada a Campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, comentou o secretário.
A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o auto exame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.
Autoexame da mama
O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.