Local abriga idosos enquanto seus familiares trabalham ou estudam
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da sua Secretaria de Obras, calcula que as obras de fundação da ampliação do Quero Vida- Serviço de Proteção Social Especial da Prefeitura, devem ser concluídas esta semana. Fazem parte da fundação a colocação das sapatas, brocas e baldrame (ou alicerce).
O Quero Vida, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.385, atende atualmente 21 idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social, como os casos de idosos que ficam sozinhos enquanto seus familiares trabalham ou estudam e não recebem os cuidados necessários. Com a obra de duplicação em andamento, o atendimento poderá chegar até a 50 idosos.
“Vamos disponibilizar mais espaço para que familiares não deixem pessoas idosas sozinhas. No Quero Vida eles participam de atividades, fazem suas refeições e recebem todos os cuidados enquanto seus familiares trabalham ou estudam”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
A obra em andamento prevê a ampliação da área de estar, de serviço, cozinha, construção de mais dois quartos, mais dois sanitários, varanda e depósito para material de manutenção e limpeza.
A equipe, ligada a Secretaria de Assistência Social, é formada por cuidadoras, técnicos de enfermagem, enfermeira, nutricionista, merendeira, auxiliar de merendeira, assistente social, psicóloga, profissional de educação física, além de pessoal de limpeza e voluntários.
“Os idosos que ficam no Quero Vida têm atividades de lazer, participam de eventos, passeios, aulas de artesanato, horta e bingo, que além de entretê-los, reforçam os laços de socialização”, afirma a Secretaria de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes.
Para frequentar o Quero vida, que funciona das 7h00 às 17h00, as pessoas não podem ter comprometimento cognitivo e só são aceitos idosos com grau de dependência I e II de acordo com os critérios da ANVISA, que são os que têm certa autonomia.