As obras de readequações de espaços físicos executados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, em duas unidades municipais de ensino irão proporcionar a criação de novas salas de aula para receber novos alunos este ano.
No Centro de Educação Infantil – CEI Narizinho haverá uma nova sala com capacidade de atender mais 20 alunos aproximadamente. No local também é feita manutenção como troca de torneiras, reparo na quadra esportiva, troca de piso na área externa e pintura parcial. A unidade de ensino infantil, que funciona no Jardim Nova Vinhedo, atende hoje 156 crianças na faixa etária de 4 meses a menores de 5 anos.
Nas próximas semanas a Prefeitura também dará início às melhorias na escola municipal Nilza Maria Carbonari Ferragut (Complexo Educacional Norberto Elias), localizado na Capela. Com a readequação do espaço físico será possível criar quatro novas salas de aula para atender a demanda do 9º ano na região da Capela. A escola atende 730 estudantes do ensino fundamental. Com as novas salas de aula a escola terá capacidade para receber 120 novos alunos. Na escola também serão executados reparos, como pintura nas demais salas de aula.
A escola municipal Jair Mendes de Barros, no bairro Jardim Três Irmãos, também recebe manutenção.
“A manutenção dos prédios públicos é uma preocupação constante para proporcionarmos estrutura adequada de estudo aos nossos alunos”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Novas creches em 2015
Para atender a demanda contínua de vagas em creche e ampliar o número de crianças atendidas com qualidade e de forma gratuita nas unidades de ensino infantil, a Prefeitura projeta a construção de duas novas unidades de ensino infantil em 2015.
Uma das obras será realizada na Rua Treze de Maio, na Vila Garcez, próxima a sede do projeto Clube da Criança. A unidade será construída em uma área de 2.800 metros quadrados de terreno, através do programa Pró-infância, parceria da Prefeitura com o Governo Federal (por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2). O investimento será de R$ 1,9 milhão. A proposta da Prefeitura é atender 112 crianças em período integral, destinada a faixa etária de 4 meses a menores de 6 anos. A escola será dividida em blocos de acordo com a função a que se destinam, sendo bloco administrativo (recepção, secretaria, sala de professores, almoxarifado); bloco de serviços (depósito de materiais, lavanderia, cozinha, lactário, entre outros); bloco pedagógico (com a divisão de salas, fraldário, área de alimentação e repouso dos alunos) e bloco multiuso (sanitários infantis, sala de apoio à informática, entre outros). A escola terá ainda pátio coberto para o desenvolvimento de atividades diversas e playground para recreação das crianças. A limpeza da área já começou a ser feita para início da construção.
Outra unidade será construída no bairro Vida Nova 3, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A área, doada pela Prefeitura, já foi aprovada pelo Fundo de Desenvolvimento Educacional e o projeto está na fase de licitação.