Catorze alunos matriculados nos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II da Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski e dois da Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros, ambas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Vinhedo, passaram para segunda fase na modalidade iniciação da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Quando investimos em Educação temos como objetivo a formação humana dos nossos alunos. Graças a qualidade dos professores e do processo de aprendizagem, nossos alunos vêm se destacando fora dos muros da escola”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Os alunos de Vinhedo têm participado deste torneio sob a coordenação do professor de Matemática Eduardo Mauricio desde 2012, quando foram classificados 8 alunos para a segunda fase. Em 2013 classificaram-se 5 alunos e neste ano foram classificados 14 alunos, o melhor resultado até aqui.
Da Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski passaram para a segunda fase os seguintes alunos: nível 1 – indicada aos 6º e 7º anos, os estudantes Ana Beatriz Ibrunito, Eduardo Pires, João Victor Teixeira Degelo, Lucas Giovani Teixeira e Victor Brusa Molino Silva; e nível 2, os estudantes dos 8º e 9º anos, com Beatriz de Almeida Rocha, Bruna Martins Rodrigues, Caio Pereira Masseu, Maiara Cordeio Faria, Raphaella Parizani, Thamires dos Santos Bezerra e Vinicius Eduardo Nascimento. Representando a Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros, passaram para a segunda fase os alunos Ariel Tadeu da Silva e Isabela Cristina de Arruda. No ano passado, na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática, o estudante Ariel Tadeu da Silva, na época no 7º ano, foi o 1º colocado entre os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo na classificação geral, que teve a participação de mais de 17 mil estudantes de todo o Brasil, de 542 escolas das redes pública e particular de ensino. “Para nós da Educação conquistas como essa são gratificantes, pois demonstram que despertamos o interesse dos jovens pela Tecnologia da Informação, podendo até identificar talentos para essa área”, afirma o Secretário de Educação, José Luis Bernegossi. <.>
A Olimpíada Brasileira de Informática visa incentivar e estimular o interesse dos seus participantes pelas áreas de computação e ciência, por meio de uma atividade que envolve desafio promovendo a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores em escolas municipais dos ensinos fundamental e médio.
Durante a participação no torneio os alunos contaram com o apoio e incentivo da EM Profª Darci Ana Dêgelo Briski e de três educadores da unidade escolar, professores Eduardo Maurício, Saulo Chidichimo e Juliana Arruda.
A segunda etapa das provas acontecerá no dia 30 de agosto na Unicamp, em Campinas. Todos os classificados estarão concorrendo a medalhas de ouro, prata e bronze e receberão certificados da Olimpíada. Os alunos com as melhores notas também serão convidados a participar de uma semana de cursos de introdução à programação a ser realizada no Instituto de Computação da Universidade.
Lucineide Ramos da Silva, diretora da EM Profª Darci Ana Dêgelo Briski, adianta também oferecerá a oportunidade de treinar todos os classificados, aumentando as possibilidades de conquistas de medalhas para a nossa cidade. Também na foto, a vice-diretora da Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros, Magali Sichetti.