A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, prossegue com a construção e readequação de rampas de acesso nas ruas da região Central, pelo projeto de acessibilidade e mobilidade urbana.
A obra é feita em conformidade à Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR-9050), que prevê critérios de acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, estabelecendo parâmetros técnicos a serem observados no projeto da construção, instalação e adaptação de rampas e calçadas.
O objetivo do projeto, segundo o prefeito Jaime Cruz, é proporcionar facilidade e segurança às pessoas que apresentam dificuldade de locomoção.
O projeto contempla a construção ou readequação de 63 rampas nas ruas Jundiaí, Nove de Julho, Humberto Pescarini, Santos Dumont, Monteiro de Barros, Avenida Dois de Abril, Rua Manoel Matheus e na Praça Sant’Anna e atende diretamente ao estudo de acessibilidade apresentado pelos membros dos Conselhos Municipais do Idoso e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Projeto de acessibilidade
Em 2010 a Prefeitura deu início às obras de infraestrutura para melhorar a acessibilidade nos prédios públicos, com reformas e instalação de rampas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e mobilidades reduzidas. Um destes exemplos é o paço municipal. Escolas, ginásios esportivos, secretarias municipais e prédios públicos que recebem número grande de pessoas diariamente, como o Procon, também foram beneficiados com projetos.
No mesmo ano a Prefeitura também lançou um amplo projeto de calçamento para proporcionar segurança aos pedestres, principalmente a idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.