10 OUT 2013
Procon municipal de Vinhedo promove ação de conscientização e de combate à pirataria no Centro e Capela

Moradores puderam saber mais sobre perigos relacionados à compra e uso de produtos ilegais; cartilhas foram distribuídas à população nas praças Sant’Anna e Aurora Sudário

Nesta quarta-feira, dia 9, profissionais do Procon municipal de Vinhedo promoveram nos períodos da manhã e da tarde um mutirão de conscientização aos moradores nas praças Sant’Anna (Centro) e Aurora Sudário (Capela), transmitindo aos munícipes informações sobre os problemas que são causados pelo consumo de produtos ilegais. A atividade contou com o apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

Esta atividade promovida pelo Procon municipal de Vinhedo também fez parte da ação de combate à pirataria sugerida pela Fundação Procon. “Apoiamos este tipo de iniciativa em Vinhedo por possibilitar aos consumidores que tirem suas dúvidas e para que saibam os perigos que estão envolvidos na compra de produtos piratas, a fim de que evitem transtornos”, falou o prefeito Milton Serafim.

Na ação os profissionais do Procon municipal ainda distribuíram a cartilha intitulada Produto Ilegal – Como identificar e evitar sua compra, elaborada e fornecida pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo.

Além de não respeitarem as normas técnicas brasileiras, os produtos ilegais – popularmente conhecidos como piratas – não têm garantia e podem afetar a saúde e a segurança dos consumidores. “A ação foi muito proveitosa, pois pudemos sair às ruas e alertar os consumidores vinhedenses de como podem identificar e evitar a compra deste tipo de produto, fazendo um alerta especial quanto à sua influência neste tipo de comércio, que pode ocasionar em sérios prejuízos pessoais e outras consequências negativas para toda a sociedade”, falou o coordenador do Procon municipal, Dr. Gustavo Muniz.

O Procon

Responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, cabe ao Procon municipal orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, para fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos. Em Vinhedo, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Humberto Pescarini, nº 301, Cento. O telefone de contato é o (19) 3876-5502.