Na página eletrônica, moradores podem conferir desde os dados pessoais do condutor até as escolas das redes pública e privada que atendem no município
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, disponibilizou nesta terça-feira, dia 20, a listagem completa e atualizada dos veículos que foram vistoriados e que estão autorizados, na cidade, a exercer a atividade de transporte de escolares no decorrer do 2º semestre deste ano. A relação pode ser conferida por meio do serviço de governo eletrônico (e-Gov) denominado SIM-Transporte Escolar, que pode ser acessado no sítio eletrônico da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br), clicando em SIM Vinhedo Digital.
No SIM-Transporte Escolar o morador pode fazer a busca do transporte escolar autorizado ao semestre por escola atendida, nome do condutor ou placa do veículo, pelo modelo ou ano do transporte e, até mesmo, ver a foto do proprietário e do veículo, assim como obter seus telefones residencial ou celular. “Foi uma ferramenta on-line que elaboramos aos moradores justamente para facilitar a consulta de quais são os veículos que estão realmente aptos ao transporte de alunos em Vinhedo e também os contatos e outros dados destes motoristas, para que possam acessar sempre que precisarem e, até mesmo, conferir que itinerário atendem em qualquer local em que haja acesso à internet!”, disse o prefeito Milton Serafim.
Promovida em julho deste ano, a vistoria obrigatória é um procedimento primordial à garantia de segurança aos passageiros, uma vez que na inspeção – feita pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social e que tem validade de seis meses – são averiguados se o veículo e os requisitos ao condutor estão em total acordo com as exigências estabelecidas à atividade pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Somente os autorizados pela Prefeitura e pela Circunscrição Regional de Trânsito de Vinhedo (Ciretran) são os que recebem o selo de vistoria, que é a identificação visual oficial que os habilitam a prestarem este serviço na cidade. “Este selo ainda deve estar fixado em local visível no veículo utilizado ao transporte dos escolares, para que todos visualizem a sua autorização à atividade no semestre”, reforçou o secretário municipal da pasta, Toninho Falsarella.
Os veículos que não passam pela vistoria e que exercem esta atividade sem o selo de autorização estão em desacordo com o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e passíveis às penalidades aplicáveis, que compreendem multa estadual e apreensão do veículo. Os moradores que identificarem veículos de transporte escolar atuando de forma clandestina, isto é, sem o selo de vistoria válido para este semestre, podem denunciá-los à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. A corporação orienta aos denunciantes que informem no momento do contato a placa do veículo, local e horário em que verificaram a atividade clandestina.
Como consultar
Para consultar pela internet a relação atualizada dos veículos aptos na cidade ao transporte escolar, basta ao interessado acessar o site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br) e clicar, à direita da tela, na imagem SIM Vinhedo Digital. Na página do portal, deve fornecer seu nome de usuário e senha individuais de acesso e, já na página de entrada, clicar na opção Ônibus, trânsito e transporte para verificar a listagem, em que está o SIM-Transporte Escolar.
Criado em 2009, ao início da terceira gestão do prefeito Milton Serafim, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.
Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, agora, ser acessados pela internet na forma de e-Gov no site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), tal como o SIM-Transporte Escolar; o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.