Para permitir a travessia segura de pedestres, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, executa a construção de calçadas na lateral do novo viaduto construído no Jardim São Thomé. Os passeios públicos, com 1,5 metros cada, são feitos nas laterais da passagem sob a linha férrea.
O trabalho de transformar o antigo pontilhão em viaduto contemplou a ampliação lateral e vertical da passagem para permitir a circulação de veículos com até 4 metros de altura, incluindo caminhões e ônibus; construção de muro de arrimo nas laterais; e sistema de drenagem para captação de água da chuva embaixo dos pontilhões.
Na passagem do Jardim São Thomé foi feita, ainda, a construção da nova alça de acesso à Avenida Presidente Castelo Branco, junto aos trabalhos de acesso da Rua São Mathias ao pontilhão.
Vila Santana e Jardim São Matheus
Trabalho semelhante foi feito na passagem da Vila Santana.
A construção do viaduto também está praticamente finalizada na passagem do Jardim São Matheus. Esta foi a primeira passagem a ser liberada, há meses, para circulação de veículos. Neste ponto, o trabalho de rebaixamento também foi executado para comportar a travessia de veículos de até 3,3 metros.
“Quem vive próximo aos locais, ou utilizam as passagens, sabe bem que eram, antes da obra, locais estreitos onde era possível circular apenas um veículo por vez, dividindo espaço com pedestres sem qualquer segurança. Depois de muito trabalho foi possível dobrar a altura das passagens sob a linha férrea, de 2,3 metros de altura para 4 metros. A ampliação vertical e lateral das passagens é bastante complexa, mas talvez seja a obra mais importante já realizada em Vinhedo na área de infraestrutura urbana”, explicou o prefeito Milton Serafim.