29 MAI 2019
PREFEITO
Durante encontro do Conselho de Desenvolvimento da RMC, prefeitos se reúnem com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional

Estado afirmou que em breve será feito o anuncio de um aporte financeiro para projetos e ações dos município

Durante a tarde desta terça-feira, 28, em Pedreira, o prefeito Jaime Cruz comandou mais um encontro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), órgão que preside desde fevereiro. Realizado na cidade de Pedreira, a reunião tratou de importantes pautas e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“A presença do secretário Vinholi, representando o governador João Dória, foi importantíssima. Nós, dos 20 municípios, tivemos a oportunidade de expressar que entendemos o momento do Governo do Estado, de mudança, reorganização e mesmo de inovação, mas também de expor que temos projetos importantes para dar continuidade no âmbito da RMC e dos municípios, projetos esses que não podem esperar”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Aos prefeitos presentes, o secretário Marco Vinholi falou de algumas preocupações do Estado, como o prosseguimento do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDUI) da RMC, que agora, a partir das nomeações feitas pelo Governo Estadual na Agemcamp, e com outras providências que deverão ser tomadas, algo que era cobrado pelos chefes de Executivo, terá sequência para finalização e encaminhamento para apreciação da Assembleia Legislativa.

O secretário destacou também que a Região Metropolitana de Campinas é referência para o Estado e afirmou que prioridades elencadas pelos municípios estão sendo analisadas para que, em breve, seja feito um anúncio de liberação de recursos ainda neste ano.

O prefeito Jaime Cruz agradeceu a presença do secretário e destacou que todos os municípios estão enfrentando dificuldades para investimentos, observou que existe a cobrança da população e que, também, cada vez são colocadas mais responsabilidades sobre os municípios, reforçando a importância desse apoio do Estado.

Estiveram presentes ao encontro, também, prefeitos das cidades de Pedreira, o anfitrião Hamilton Bernerdes; de Holambra, Fernando Fiori de Godoy; de Itatiba, Douglas Augusto de Oliveira; de Cosmópolis, José Pivatto; de Morungaba, Marco Antônio de Oliveira; de Jaguariúna, Gustavo Reis; de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Eduardo Andia; de Santo Antônio de Posse, Norberto de Olivério; de Nova Odessa, Benjamin Bill, e de Hortolândia, Angelo Perugini.

Outros temas

Outros temas importantes foram tratados durante o encontro. Ficou definido que até 9 de junho os municípios deverão indicar os respectivos representantes na Câmara Temática de Bem-Estar Animal; foi feita a apresentação do Relatório de Emissão de Gases da RMC; e aprovado o parecer para aplicação do Projeto de Combate às Arboviroses das cidades de Vinhedo, Itatiba, Jaguariúna, Engenheiro Coelho, Nova Odessa e Santo Antônio de Posse.