Atividade antecedeu a 9a edição da conferência municipal, que acontecerá em 1o e 2 de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social
Aproximadamente 40 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, dia 26, da segunda e última pré-conferência da Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio integral da Prefeitura de Vinhedo. A atividade, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, antecede à edição principal do evento, que acontecerá em 1º e 2 de agosto e que terá como objetivo propor diretrizes para a adoção da Política Municipal de Assistência Social partindo das deliberações das últimas quatro conferências.
Na segunda pré-conferência os presentes – representantes da sociedade civil, do poder público, profissionais, entidades e usuários deste segmento – puderam assistir à palestra “O cofinanciamento obrigatório da assistente social e regionalização”, ministrada pela psicóloga Karina Sabedot. “A palestra foi de muita valia para o município, que na administração do prefeito Milton Serafim conseguiu chegar ao nível de habilitação em atendimento pleno em assistência social. Além disso, reforçou o quanto a proteção social básica é efetiva no combate da vulnerabilidade e de outras situações sociais, atingindo direta ou indiretamente todos os segmentos públicos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, que abriu a realização ao lado da presidente do CMAS, Núbia Gualberto Hübner de Moraes.
Especialista em desenvolvimento social, em segurança pública e no gerenciamento de situações de crise, Karine foi convidada a falar na pré-conferência pelo CMAS por sua ampla experiência como funcionária do Governo do Estado de São Paulo, respondendo pela proteção social especial em 43 municípios da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads).
Ainda na ocasião, Karine compartilhou diversas experiências, inclusive à frente do Núcleo de Supervisão Técnica da Drads entre 2008 e 2010 e nos serviços de consultoria que promove na área de gestão pública e na abordagem da problemática das drogas. Também elogiou a promoção das conferências e pré-conferências ao desenvolvimento do segmento social. “Para construir e fortalecer a identidade do profissional de assistência social e da cidade é preciso que todos participem desses momentos de debate social compartilhado, para fazer acontecer o que é preciso a partir do entendimento do direto e das necessidades indicadas pela população”, destacou.
Propostas elencadas
No dia 17, data da primeira-conferência de Assistência Social, aproximadamente 50 pessoas traçaram e pautaram as sugestões ao trabalho que será feito na conferência principal dentro dos eixos gestão do trabalho, dos serviços, dos programas e projetos; gestão e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas), vigilância socioassistencial, processos, planejamento, monitoramento e avaliação. Todas as sugestões, que tiveram como base a Política Nacional Assistência Social, foram elencadas e serão rediscutidas e apresentadas à plenária em 2 de agosto, durante a edição principal da conferência.
A 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá em Vinhedo em 1º e 2 de agosto, entre as 8h30 e 13 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. Será promovida com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para a adoção da Política Municipal de Assistência Social partindo das deliberações das últimas quatro conferências. Na data serão analisadas e votadas todas as propostas elencadas na primeira pré-conferência e que devem seguir às edições regional, estadual e federal do evento.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Executiva dos Conselhos, pelo telefone: (19) 3826-8723.