Secretário Estadual confirmou a indisponibilidade de ajuda à Santa Casa de Vinhedo, pela situação de inadimplência da Irmandade
Para beneficiar toda a população da RMC – Região Metropolitana de Campinas – com melhorias no sistema público de saúde, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, se reuniu nesta quinta-feira, dia 27, com o secretário do Estado da Saúde, dr. Giovanni Guido Cerri, que recebeu o prefeito no Palácio dos Bandeirantes, no Gabinete do subsecretário da Casa Civil para Relacionamento com Municípios, Rubens Cury. Durante o encontro, foi discutido sobre o plano metropolitano de melhoria na rede básica de saúde, com propostas apresentadas desde 2008 na Câmara Temática de Saúde e demandas atualizadas, como construções e reformas de Unidades Básicas de Saúde e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; transporte sanitário; unificação do atendimento regional e a criação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Regional. O chefe de gabinete da Secretaria de Governo da Prefeitura, Carlos Tosto, também participou da reunião. O prefeito Milton Serafim também obteve informações sobre o processo de concessão de financiamento para realizar os investimentos na região, por meio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
“As questões que envolvem o tema Saúde na região metropolitana são semelhantes. Trabalhando em conjunto, conseguimos melhorar os serviços públicos e beneficiar cada vez mais a população da nossa região”, comentou o prefeito Milton Serafim, que agradeceu ao secretário estadual pela criação do PAB – Piso de Atenção Básica Estadual – nos moldes do governo federal, após solicitação feita pelos 19 prefeitos da RMC.
Com o PAB será feito o repasse financeiro aos municípios, dando aos prefeitos autonomia na aplicação de recursos da saúde, de acordo com a necessidade dos municípios. “A criação do PAB Estadual é uma conquista, a prova de que trabalhando juntos, com pensamento metropolitano, podemos beneficiar os moradores de toda a nossa região”, comentou o prefeito Milton Serafim ao saber da publicação da Resolução.
Os recursos deverão ser aplicados pelos gestores municipais no custeio das ações de atenção básica de saúde e serão transferidos trimestralmente aos Fundos Municipais de Saúde.
Para Vinhedo, será repassado por ano R$ 198.261,00. No total, as 19 cidades da RMC irão receber anualmente, com o PAB Estadual, aproximadamente R$ 8,6 milhões.
Santa Casa
Outro assunto abordado com o secretário estadual de Saúde foi a Santa Casa de Vinhedo. O prefeito Milton Serafim recebeu do secretário estadual de Saúde a confirmação de que a Santa Casa de Vinhedo, pela dívida que possui, em torno de 80 milhões de reais, não pode receber recursos do Pró Santa-Casa, programa direcionado pelo Governo do Estado a ajudar as Santas Casas em situação de crise, mas que não são inadimplentes. “Nada pode ser feito neste caso”, complementou o secretário estadual de saúde, ao comentar sobre a indisponibilidade do Estado em ajudar a Santa Casa, pela situação das dívidas acumuladas.