10 JUN 2013
Ações da Prefeitura proporcionam saúde a cães e gatos de Vinhedo

Além da castração gratuita, Departamento de Vigilância em Saúde garante durante todo o ano a vacinação animal contra raiva

Desde a inauguração do Departamento de Vigilância em Saúde, no final de 2012, cães e gatos de Vinhedo estão recebendo um atendimento especial. Serviços que eram disponibilizados em Vinhedo, através de campanhas anuais, passaram este ano a ser permanentes para abranger o maior número de animais possível e beneficiar os proprietários de cães e gatos com serviços gratuitos.

A vacinação contra raiva animal é um dos serviços disponibilizados durante o ano. Cães e gatos com idade acima de quatro meses podem ser imunizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Basta o proprietário do animal comparecer ao Departamento de Vigilância em Saúde, com a carteirinha de vacinação do animal. Não são fornecidas doses para serem levadas para casa, ou seja, obrigatoriamente o animal deve ser levado ao local.

A Prefeitura também garante a vacinação durante as campanhas. Este ano elas ocorreram no mês passado. Técnicos da Prefeitura também percorreram as propriedades rurais do município para garantir a aplicação da vacina.

Outro serviço oferecido é a castração permanente de animais de pequeno porte (cães e gatos), independente da idade, raça e sexo do animal e das condições socioeconômicas do proprietário, que deve residir em Vinhedo.

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos com o objetivo de realizar o seu controle populacional e evitar o aumento de animais errantes que podem potencializar a transmissão de doenças, como a raiva.

A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples, e executada apenas por veterinários da Prefeitura. Em uma semana aproximadamente, após o procedimento, o animal está recuperado. Em 10 dias é feito o agendamento para retirada dos pontos cirúrgicos. Os veterinários da Prefeitura também prescrevem medicações e dão orientações dos cuidados necessários pós-cirurgia.

A castração pode ser feita a partir dos cinco meses de idade em ambos os sexos. São agendadas pelo menos duas castrações diárias. Dependendo do tipo e do sexo do animal, pode chegar a seis procedimentos diários.

Vale ressaltar que é de responsabilidade do proprietário levar e buscar o animal no Departamento de Vigilância em Saúde para o procedimento.

Os moradores de Vinhedo interessados em castrar seus animais de forma gratuita podem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde para realizar a inscrição do animal. Cópias do RG do proprietário do animal, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do cão ou do gato devem ser apresentados no ato da inscrição, na Avenida João Paffaro nº 556, esquina com Rua das Margaridas, bairro Pinheirinho.

Estrutura física

A estrutura física do Setor de Controle de Zoonoses, área do Departamento de Vigilância em Saúde, destinada às atividades que envolvem animais. É formada por sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação. Há, ainda, um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável.

O Departamento de Vigilância em Saúde abriga, ainda, outros dois setores da Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica.

“Este prédio abriga os setores que são a base da saúde, por trabalharem com a prevenção de doenças e serviços complementares”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Segundo o prefeito Milton Serafim, com o funcionamento do Departamento de Vigilância em Saúde, em dezembro de 2012, passamos a ter um local apropriado para abrigar estes três setores tão importantes para prevenção de doenças. “Este prédio tem uma importância muito grande porque aumentou a oferta de serviços de saúde oferecidos à população”, comentou o prefeito Milton Serafim.

O Departamento de Vigilância em Saúde funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 17h. Informações pelo telefone 3886-5333.