08 JUN 2013
Crianças são vacinadas contra a paralisia infantil em Vinhedo

Prefeito Milton Serafim esteve na abertura da Campanha Nacional de Vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vila Planalto

Abrindo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve na manhã deste sábado, dia 8, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Planalto, para acompanhar a única etapa da ação que segue até às 17 horas. Na oportunidade, o prefeito conversou com moradores que levaram seus filhos para serem imunizados.

A meta da Campanha é imunizar 95% das 3,7 mil crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, com a dose da vacina oral. As crianças devem ser imunizadas independente se já foram vacinadas anteriormente. A vacinação prossegue até o fim da tarde deste sábado, às 17 horas, nas UBS, Policlínica e Centro Médio Dr. Manoel Matheus Netto, da Rede Municipal de Saúde. É fundamental que o responsável legal apresente a carteira de vacinação da criança.

A Prefeitura também montou uma unidade volante na praça do Jardim Paineiras, que funciona no mesmo horário de atendimento, das 8 às 17 horas. Técnicos da Secretaria de Saúde também percorreram na sexta-feira, dia 7, os Centros de Educação Infantil (CEIs) Cuca e Monteiro Lobato, localizados no Jardim Três Irmãos; Emília, no Casa Verde; e Tio Barnabé, no bairro Caixa D´Água; para imunizarem as crianças com autorização dos pais.

A secretária municipal de Saúde, Nádia Capovilla; e coordenadores do serviço de saúde também participam da abertura da Campanha na UBS do Vila Planalto. Membros do Rotary Club também estiveram presentes na abertura, incluindo o futuro presidente do grupo, Augusto Vitório Braccialli; representando Alexander Pircher; Edson Ruiz, Eduardo Gurian, Antonio Mario Brandi, Gilberto Madeira e Orlando Travitzki.

Campanha

As campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite tiveram início em 1980, completando 33 anos de sucesso no controle epidemiológico no território brasileiro. De acordo com dados do Departamento de vigilância em Saúde, a vacina oral contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite.

Serviço

Confira em quais locais as crianças de Vinhedo podem ser vacinadas contra a poliomielite:

Unidade volante: Praça do Jardim Paineiras – em frente aos apartamentos da CDHU

Policlínica da Capela (Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela – Telefone: 3876-1726)

UBS Vila Planalto (Rua Brasília, 273, Vila Planalto – Telefone: 3876-1841)

UBS Vila João XXIII (Rua Arthur Biancalana, 120, Vila João XXIII – Telefone: 3876-5285)

UBS Jardim Von Zuben (Rua Primeiro de Maio, s/nº, Jardim Von Zuben – Telefone: 3886-8029)

Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto (Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus – Telefone: 3876-1972)