07 JUN 2013
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim e secretária de Saúde Nadia Capovilla acompanham atendimento no Hospital Galileo

Para acompanhar o andamento do trabalho de atendimento de saúde oferecido aos pacientes de Vinhedo no Hospital Galileo, e conversar com os pacientes e familiares internados sobre o grau de satisfação em relação a este acolhimento, o prefeito Milton Serafim e a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, estiveram no local na tarde desta sexta-feira, dia 7.

A Prefeitura firmou contrato com o hospital para atendimento emergencial de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde – de Vinhedo, referente a casos de assistência hospitalar (internações incluindo UTI; procedimentos cirúrgicos; consultas ambulatoriais nas especialidades cirúrgicas) encaminhados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

“Quero agradecer imensamente à UPA, a Prefeitura de Vinhedo, a Secretaria de Saúde de Vinhedo e ao prefeito Milton Serafim pelo excelente atendimento que prestaram ao meu pai, inclusive uma cirurgia de grande porte que foi realizada no Hospital Galileo (por meio do contrato firmado pela Prefeitura)”, disse Rose Sawary, através das redes sociais. Ela aproveitou o encontro com o prefeito Milton Serafim para ressaltar o seu agradecimento. Na terça-feira, dia 4, um usuário com diagnóstico de aneurisma de aorta, de grande extensão, deu entrada na UPA. Ele foi encaminhado ao Hospital Galileo e após avaliado constatou-se a necessidade de cirurgia imediata. O valor do material da cirurgia, segundo a secretária de saúde, era de aproximadamente R$ 15 mil, além da hospitalização. “O índice de óbitos durante essa cirurgia é de 90%, mas a cirurgia foi muito bem sucedida e o usuário está ótimo”, explicou a secretária de saúde sobre este caso.

Outra familiar de paciente também conversou com o prefeito e com a secretária de saúde durante a visita. “Fiz questão de conversar com o prefeito e com a secretária de saúde para agradecer o atendimento que meu marido está recebendo aqui no Hospital Galilo. Meu marido passou por muitas dificuldades no atendimento oferecido na Santa Casa e tanto na UPA, quando foi recebido, como depois no Galileo, ele recebeu um ótimo atendimento”, disse a moradora de Vinhedo, Cilene Semenzato.

“Acompanharmos de perto este atendimento, conversando e escutando os usuários, é muito importante para cada vez mais melhorarmos a saúde pública em Vinhedo e beneficiarmos com qualidade os usuários que utilizam os serviços públicos de saúde”, disse o prefeito Milton Serafim.

UPA

No final do ano passado, a Prefeitura passou a ter responsabilidade no atendimento, integral, dos pacientes do SUS, com o início do funcionamento da UPA, 24 horas, como a porta de entrada para os casos de urgência e emergência em Vinhedo.

A Unidade funciona na Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira, entre os prédios da Delegacia de Polícia e a sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo. É composta por recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de três leitos e todos os equipamentos necessários para uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos; sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.

No local há equipamentos modernos como ventilador mecânico, cardioversor, carrinho de urgência, desfibrilador externo automático, monitor cardíaco multiparâmetros, aspirador, berço aquecido, eletrocardiógrafo, entre outros. São 124 profissionais trabalhando na UPA, sendo 42 médicos plantonistas.

Qualquer paciente que necessitar de atendimento emergencial deve se dirigir à UPA, incluindo gestantes. Nos casos em que houver necessidade de internações ou procedimentos cirúrgicos, o paciente que procurar a UPA será encaminhado, através das ambulâncias municipais, ao Hospital Galileo.

Chegando ao local , o paciente encontrará uma estrutura completa de saúde, com equipamentos hospitalares modernos, como por exemplo, berço de fototerapia, respiradores, monitores, centro cirúrgico com cinco salas, serviço de hemodinâmica, 17 leitos de UTI adulto, 3 leitos de UTI neonatal com previsão de ampliação nos próximos meses para 7 leitos em UTI mista (neonatal e pediátrica).