Desde que os trabalhos de redução do diâmetro da rede de água começou a ser feito em Vinhedo para a implantação dos aparelhos macromedidores, a Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) já instalou 26 equipamentos em treze pontos de distribuição diferentes do município.
Os aparelhos macromedidores vão aferir a vazão de água que sai dos reservatórios para cada setor de abastecimento.
“Com a cidade dividida em setores de abastecimento, a Sanebavi terá um controle maior sobre a distribuição da água e poderá estabelecer prioridades de investimentos e planejar ações para cada uma das regiões da cidade”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Com a redução do diâmetro da rede em cerca de 4 metros, o trecho se torna uma faixa referencial para o aparelho realizar a medição da vazão máxima e mínima dos reservatórios.
As últimas intervenções na rede para instalação dos macromedidores aconteceram nas dependências da estação de tratamento de água, a ETA 1, na Vila Planalto, na Rodovia Edenor João Tasca, na Morada da Lua e na Avenida Independência, que concentra dois setores diferentes de distribuição de água.
“A instalação dos macromedidores vem se juntar a outras ações que estamos realizando nos últimos anos em Vinhedo para reduzir o índice de perdas de água tratada. Trabalhando com seriedade conseguimos reduzir esse indicador que estava em 47% em 2005, para cerca de 30% em 2012 e isso só nos motiva ainda mais a reduzir esse índice com o uso da tecnologia”, afirma o prefeito Milton Serafim.
Os 26 macromedidores instalados que já foram instalados em Vinhedo já funcionam em fase de testes.