12 ABR 2013
Procon municipal de Vinhedo registra mais de 500 atendimentos em março

Maior parte das reclamações estiveram relacionadas a serviços de telefonia fixa e a cobranças abusivas ou indevidas por instituições financeiras

Localizado no Centro de Vinhedo, o Procon municipal efetuou em março 567 atendimentos à população. Do total, 225 foram de reclamações levadas pelos moradores e que já foram solucionadas junto aos fornecedores e empresas ainda no primeiro contato e 127 exigiram investigação preliminar, ou seja, quando o consumidor leva as informações que são averiguadas pelo Procon e esclarecidas com empresa no prazo de até dez dias úteis. No mesmo período, 64 audiências foram realizadas e no mês não houve registro de não comparecimento de fornecedores nas audiências.

Responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, o Procon municipal orienta, recebe e analisa reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, para fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos. “Promove um trabalho efetivo em prol aos cidadãos e orienta e ajuda os munícipes de forma bastante eficiente, atuando em questões que dizem respeito aos vínculos estabelecidos entre consumidores e fornecedores, a fim de garantir seus direitos e obrigações nas relações de consumo”, destacou.

Sobre o atendimento encontrado no espaço, o morador da Capela, Roque José, elogiou a atenção que recebeu desde a primeira vez que procurou o Procon em Vinhedo e esteve na sexta-feira, dia 12, novamente no espaço para buscar uma solução para outro problema que encontrou com um fornecedor. “Da outra vez resolveram ainda na primeira vez que procurei, achei muito bom e voltei aqui!”, falou.

Em Vinhedo, o Procon municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas e fica na Rua Humberto Pescarini, nº 301, Centro. É vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e conta com seis funcionários à atenção da população. Orientações aos consumidores também são fornecidas pelo telefone: (19) 3876-5502.

Referência e qualidade

A qualidade dos serviços prestados no Procon municipal de Vinhedo fizeram com que a cidade fosse escolhida, no último ano, para ser uma das 27 do Estado de São Paulo para serem as fomentadoras do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “Estar conectado ao Sindec significa estar no mapa nacional de defesa do consumidor, garantindo, sobretudo, o aumento no respeito ao consumidor vinhedense. Ao adotarmos o sistema na cidade, passamos a contribuir e fazer parte de uma fonte valiosa de informações para o Ministério da Justiça, fornecendo e obtendo dados que ajudam, inclusive, a elaborar e a aprimorar a política nacional de relações de consumo e que incentivam os fornecedores e empresas a se aperfeiçoarem diariamente em seu relacionamento com os consumidores”, disse o prefeito Milton Serafim.

Elaborado pelo Ministério da Justiça, o Sindec é um software que fomenta o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas a partir do registro do atendimento individual de consumidores – contemplando as dúvidas, as orientações e mais detalhes das reclamações fundamentadas e registradas – em unidades do Procon que operam nos âmbitos municipal ou estadual. A partir deste registro em seu cadastro único, o Ministério da Justiça consegue fazer um mapeamento real das demandas dos consumidores no âmbito nacional e consegue aprimorar, de forma integrada e abrangente, a promoção de políticas públicas que valorizam a defesa dos direitos dos consumidores no Brasil e em cumprimento às disposições do Código de Defesa do Consumidor.