Encontro permitiu troca de experiências dentre os conselhos municipais do Idoso de cinco cidades e estudo sobre tópicos relacionados a esse tipo de participação democrática
Dez profissionais da Secretaria Executiva dos Conselhos, da Prefeitura de Vinhedo, e conselheiros municipais da cidade participaram nos dias 5 e 6 do 1º Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais dos Direitos do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Valinhos. Realizada na Prefeitura do município vizinho, na sala Ivan Fleury, a formação teve como tema “Conselho, conselheiros, envelhecimento e políticas públicas: desafios e conquistas para uma cidade que envelheceu" e contou com aproximadamente 35 pessoas, também incluindo representantes desse segmento em Valinhos, Louveira, Mococa e Sumaré.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a participação de profissionais da Prefeitura e de integrantes do Conselho Municipal do Idoso em um evento regional como esse é mais uma forma de valorizar a participação democrática da sociedade civil em parceria com o poder público na viabilização de serviços e projetos e, consequentemente, tornar reais muitas conquistas à população em geral. “Aqui estamos sempre abertos a ouvir as contribuições dos conselhos e, por isso, consideramos fundamental o envolvimento da pasta e dos conselheiros em atividades como estas, que permitem aprimorar o conhecimento e trocar experiências e vivências com outros municípios, para avançarmos cada vez mais no atendimento dos idosos e de suas reais demandas”, disse.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Valinhos, Vera Luzia do Nascimento-Fritz, a formação teve como objetivo apresentar as perspectivas do envelhecimento, o papel e a responsabilidade do Conselho, o Estatuto do Idoso e questões relacionadas ao Fundo Municipal do Idoso. “Somos um país que está envelhecendo e que tem que aceitar a velhice. Por isso, oferecemos essa capacitação para abordar, de forma compartilhada, as responsabilidades e atuações do conselho na participação, sugestão e fiscalização de políticas públicas voltadas a essa parcela da população”, falou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, também participou do primeiro dia da capacitação e aprovou a iniciativa. Segundo ela, o envolvimento de Vinhedo na formação em Valinhos soma às inúmeras ações de incentivo à participação democrática e à evolução e desenvolvimento do município. “E em Vinhedo há realmente o incentivo desse tipo de participação pelo poder público, que faz da gestão democrática uma realidade e estimula participação social por meio dos conselhos municipais, oferecendo, inclusive, uma secretaria executiva e estrutura de apoio e suporte dos grupos da área social”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Valinhos também citou a participação de Vinhedo como muita ativa no encontro e disse ter ficado feliz em ver o envolvimento dos idosos da cidade dentro do Conselho Municipal do Idoso de Vinhedo. “Falta espaço à atuação do idoso e é importante haver essa participação em conselhos. Em Vinhedo, percebi que os idosos estão envolvidos, são valorizados no conselho e quando isso acontece a cidade fica mais próxima de sua realidade e do atendimento de suas demandas”, disse.
Valorização dos idosos
Em Vinhedo, a população com mais de 60 anos encontra muitas ações que zelam não apenas por sua qualidade de vida, mas que valorizam sua vitalidade e experiência de vida. No segmento social, por exemplo, os idosos semidependentes contam com atendimento qualificado no serviço de proteção especial intitulado Quero Vida. Em funcionamento há mais de um ano, a iniciativa é uma espécie de creche que funciona em período integral, de segunda a sexta-feira, e que atende 12 idosos atualmente, colaborando na promoção e na manutenção de sua saúde física e mental nos períodos do dia que não podem contar com o apoio necessário de suas famílias, que precisam se ausentar em decorrência do trabalho.
Além desse atendimento especial, a Prefeitura de Vinhedo ainda oferece várias atividades esportivas que ajudam a combater o sedentarismo e também o isolamento social junto aos idosos. Para tanto, mantém uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer especialmente voltada ao atendimento da faixa etária nas modalidades de hidroginástica, alongamento, dança e coreografia, ginástica geral, voleibol adaptado e tai chi chuan, em vários bairros da cidade.
Ainda como forma de valorizar essa parcela da população, a Prefeitura mantém o Grupo Bem Viver, que é um serviço de convívio e fortalecimento de vínculos para idosos. O serviço tem mais 1,7 pessoas inscritas, funciona em três núcleos de atendimento e oferta oficinas de teatro, artesanato, memória e de fanfarra, prevendo, ainda, a realização de viagens, feiras de variedades e de festas temáticas, bailes, entre outras ações que valorizam a vitalidade dos participantes.