Encontro aconteceu na tarde de terça-feira, dia 9, durante anúncio de ações nas áreas de tecnologia, capacitação profissional e saúde
O prefeito de Vinhedo e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Milton Serafim, encontrou-se na tarde de terça-feira, dia 9, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento em Campinas. A solenidade aconteceu no Parque Itália e foi promovida com o objetivo de formalizar ações nas áreas de tecnologia, saúde e de capacitação profissional, que também vão beneficiar indiretamente as demais cidades que integram a RMC.
Várias autoridades regionais e estaduais participaram do evento, em que o prefeito Milton Serafim também se encontrou com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Entre os assuntos que nortearam a solenidade, destaque à assinatura de um protocolo de intenções com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para a construção e montagem do novo Laboratório de Luz Síncroton de terceira geração – Projeto Sirius. “Estamos em um polo consolidado de conhecimento, formação universitária e de tecnologia e a novidade é muito significativa ao desenvolvimento das cidades que formam a RMC. Além de incentivar a pesquisa e o avanço tecnológico regional, também traz mais empresas e investimentos a todos os municípios que ficam próximos. A RMC merece esse tipo de incentivo”, disse o prefeito.
O novo laboratório ficará no polo tecnológico da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) II e contará com um acelerador em que a radiação será produzida, além de um conjunto de estações experimentais para a realização de testes. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é uma instituição de pesquisa em física, biologia estrutural e nanotecnologia que desenvolve projetos nas áreas de física, química, engenharia, meio ambiente e ciências da vida e fica no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
Ainda no evento houve o anúncio de criação de uma unidade fixa do programa Via Rápida Emprego e que ficará junto à Escola Técnica (Etec) Conselheiro Antonio Prado; de criação do Programa Recomeço, semelhante ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas em andamento em São Paulo e que visa ser uma rede integrada de assistência a dependentes químicos; do Ambulatório Médico de Especialidades e do Centro de Referência do Idoso, voltado ao atendimento integral da pessoa idosa, incluindo assistência social, oficinas, lazer e apoio familiar.
Combate às drogas
Em Vinhedo, a Prefeitura não só promove serviços de assistência de assistência aos usuários dependentes de álcool e drogas, quanto apoia as ações promovidas pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comud).
Os serviços são ofertados em parceria com a entidade SOS Esperança e Vida – Prevenção e Recuperação Humana, que é financiada pela Prefeitura – por meio do Selando parcerias – à execução indireta de projetos que visam a recuperação humana de indivíduos com histórico de abuso e dependência de substâncias psicoativas, atenção integral às famílias afetadas pelo problema, fortalecendo os laços e vínculos familiares, individuais e comunitários; e o envolvimento dos atendidos em programas de inserção social.
Já o Comud – criado por indicação do prefeito Milton Serafim, por meio da Lei Municipal 3.413/2011 – tem como objetivos coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e do uso indevido e abuso de drogas; estimular e cooperar com serviços que visam ao encaminhamento e tratamento de dependentes de drogas e entorpecentes; entre outros. Dentro das ações de mobilização da sociedade em relação ao assunto, o Comud promoveu na noite dessa quarta-feira, dia 10, sua primeira pré-conferência para colher junto à sociedade civil propostas a serem desenvolvidas na área. O encontro foi realizado na SOS Esperança e Vida.