Índice foi averiguado na tarde desta quarta-feira, dia 6; na região do Vila Pompeia o pluviômetro da Defesa Civil Municipal registrou 56 mm de chuva
No início da tarde de quarta-feira, dia 6, Vinhedo registrou precipitação pluviométrica de 29 mm de chuva em menos de uma hora. O índice representa o volume de água de 29 litros por metro quadrado e foi verificado por meio de pluviômetros mecânicos da Defesa Civil Municipal de Vinhedo, vinculada à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social. Este tipo de instrumento é utilizado pela corporação para medir a quantidade de chuva precipitada no município e considera a quantidade de água caída sobre uma área de um metro quadrado.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o índice registrado em menos de uma hora em Vinhedo foi muito superior ao que era esperado à data, anteriormente estimado em 1 mm. No loteamento Vila Pompeia, no bairro João XXIII, inclusive, o pluviômetro mecânico instalado na localidade registrou 56 mm de chuva. A aferição contínua e diária do índice faz parte da Operação Verão 2012/2013, conduzida pelo grupo de 1º de dezembro de 2012 até 31 de março deste ano.
Ainda de acordo com a corporação, pelo fato da precipitação ter sido muito intensa em um curto prazo de tempo, o grupo prestou atendimento a ocorrências relacionadas a pontos de acúmulo de água no município nos loteamentos Vila Santana, no bairro João XXIII; no loteamento Casa Verde, no bairro Vista Alegre; e nos loteamentos Vila Junqueira e Vila Pompeia, também no bairro João XXIII.
Operação Verão 2012/2013
É promovida pela Prefeitura de Vinhedo por meio da equipe da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, e tem como objetivos minimizar e realizar na cidade atividades preventivas e contingenciais, a fim de evitar prejuízos sociais e econômicos à população durante o período em que há maior ocorrência chuvas, entre os meses de dezembro e março.