06 FEV 2013
PREFEITO
Prefeito recebe desembargador para criação de posto de conciliação e mediação do poder judiciário em Vinhedo

Posto deverá ficar alocado no Procon municipal; magistrado elogiou estrutura de cidade digital de Vinhedo

O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 5, o responsável pela instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Vanderci Álvares. A visita teve como objetivo verificar o espaço do Procon municipal, no bairro Centro, para saber se este pode receber, em breve, esta unidade de atendimento ao cidadão. Na oportunidade, o magistrado também conheceu a estrutura do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital – iniciativa da Prefeitura que tem transformado o município em cidade digital – e ficou impressionado com o avanço e com a estrutura tecnológica implementada na cidade pela administração municipal (veja mais detalhes na retranca abaixo).

O Cejusc é um centro de atendimento voltado a todos os cidadãos e focado na conciliação e mediação de conflitos da esfera judiciária. Foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a fim de conferir mais eficiência e rapidez à solução de conflitos sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação, colaborando, inclusive, à redução do número de processos no poder judiciário. Ainda segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também é um espaço que objetiva incentivar a conciliação como um dos meios consensuais de solução e contribuir, assim, à disseminação da cultura da paz.

O Centro promove, orienta e faz conciliação e mediação de diferentes tipos conflitos, atendendo ações de alimentos, guarda de menores, cobrança, divórcio, acidentes de trânsito com danos materiais, entre outros conflitos. “É um centro de grande utilidade social à população, pois facilita seu acesso ao atendimento judiciário e estimula a cidadania ao promover uma cultura de paz, estimulando a conciliação de problemas da área judiciária. Estamos felizes por saber que podemos receber mais este serviço em Vinhedo, que em tanto facilitará o dia a dia dos moradores”, disse o prefeito.

Ao desembargador, o prefeito Milton Serafim mostrou todos as áreas físicas do Procon municipal e conversou com o magistrado sobre a possível disposição dos espaços de atendimento ao Cejusc no local. Na visita, o desembargador disse ter ficado bastante satisfeito e que, neste primeiro momento, o ambiente do Procon municipal se mostrou adequado à primeira etapa de instalação do Centro na cidade. O magistrado também declarou estar muito contente com o apoio conferido à iniciativa pelo prefeito Milton Serafim e em perceber que ele já se colocou à disposição do poder judiciário caso seja preciso ampliar o espaço de atendimento do Cejusc, futuramente, na cidade.

A expectativa do grupo é que o espaço do Procon seja reestruturado para receber três salas reservadas e duas baias de atendimento ao cidadão, a serem dispostas com identificação visual diferenciada, a fim de que o morador possa se dirigir diretamente ao serviço que procura. Quatro profissionais devem fazer parte da equipe do Cejusc, que também será espaço de atendimento dos moradores de Louveira. O parecer final, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, será informado pelo desembargador ao prefeito Milton Serafim.

Também participaram da visita ao Procon municipal a juíza eleitoral Drª Camila Rodrigues Borges de Azevedo; a profissional de juizado especial, Gina Caramello, que deve ser indicada a chefe do Cejusc em Vinhedo; os secretários municipais José Luis Bernegossi (Governo), Elvis Tomé (Negócios Jurídicos), o diretor de defesa do consumidor do Procon municipal, Antonio Alexandre Sad Kyk; além do prefeito de Louveira, Junior Finamore, e do secretário de Governo da cidade, Hélio Aparecido Braz de Souza.

Cidade digital

Aproveitando sua vinda à cidade, o desembargador Vanderci Álvares foi convidado pelo prefeito Milton Serafim para conhecer o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital. Ao magistrado, o prefeito mostrou os espaços destinados ao desenvolvimento e controle de sua própria rede de transmissão de dados, a Infovia Municipal, e explicou como a iniciativa – em sua totalidade – tem colaborado à gestão municipal, ao permitir saber com mais eficiência as necessidades da população, com bases nos dados de seu atendimento; e a modernizar a forma de gestão governamental.

Ao prefeito, o desembargador falou ter ficado surpreendido com a visão estratégica e funcional e com toda estrutura tecnológica que foi montada na cidade pela Prefeitura de Vinhedo, pelo SIM Vinhedo Digital, e como isso permite promover a inclusão infossocial da população, com a oferta de sinal gratuito para acesso à internet para mais de 70% dos moradores da cidade.

Sobre o SIM Vinhedo Digital, o prefeito Milton Serafim também declarou que é resultado de um trabalho que vem sendo feito desde 2009 e que tem preparado Vinhedo para as demandas do futuro, colocando-a em local de destaque quando o assunto é o uso de modernas tecnologias em prol à qualidade de vida da população. “Na cidade que queremos nos preparamos ao futuro e, por isso, vamos continuar a transformar nossa cidade em digital, para que nossos moradores tenham à disposição todos os benefícios que a tecnologia nos permite oferecer, sejam estes relacionados à melhora do seu atendimento diário nos serviços públicos ou permitindo que nós, gestores, saibamos quais são suas demandas reais, a fim de viabilizarmos mais projetos e obras em prol à sua qualidade de vida”, falou Milton Serafim.