Departamento de Vigilância em Saúde é entregue à população
O prefeito Milton Serafim inaugurou na quinta-feira, dia 13, o prédio do Departamento de Vigilância em Saúde, construído pela Prefeitura no bairro Pinheirinho para abrigar três setores da Secretaria de Saúde: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Zoonoses.
De acordo com o prefeito Milton Serafim este prédio significa a ampliação da qualificação da saúde pública. “Hoje é mais um dia de alegria. Esta obra era sonhada por todos, mas esquecida por muitos. A Secretaria de Saúde não tinha um local apropriado para abrigar junto estes três setores tão importantes para prevenção de doenças. Este prédio terá uma importância muito grande para aumentar a oferta de serviços oferecidos à população e qualificar o atendimento prestado na área da saúde”, comentou o prefeito Milton Serafim, durante o seu discurso na inauguração do Departamento de Vigilância em Saúde.
A secretária de Saúde, Nadia Capovilla, falou na cerimônia sobre os investimentos realizados na área da saúde nos últimos anos, que beneficiam a população vinhedense. “Esta é a última obra da Secretaria de Saúde entregue em 2012. Nestes últimos anos diversos prédios novos foram construídos pela Prefeitura, como o CASM – Centro de Atenção á Saúde da Mulher, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Von Zuben, o Centro de Fisioterapia da Capela, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, entregue no sábado, dia 1º e agora o Departamento de Vigilância em Saúde, que começou a ser projetado em 2009. Investimos mais de 3 milhões com recursos exclusivos da Prefeitura para construção do prédio, aquisição de equipamentos, mobiliários e investimentos em recursos humanos. Este prédio vai abrigar os setores que são a base da saúde, por trabalharem com a prevenção de doenças e são serviços complementares. Este prédio irá proporcionar a integração dos trabalhos da Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica e Zoonoses. Agradeço ao prefeito Milton Serafim pela confiança depositada nos funcionários da saúde, que fazem diariamente a construção desta Secretaria”, comentou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Representando os vereadores Ana Genezini, Carlinhos Páffaro, Marcio Melle, Izael Viel, Donizete Lopes, o presidente do Legislativo Adriano Corazzari falou da importância de acompanhar a entrega de mais uma obra. “Nos últimos anos foram realizados vários investimentos na saúde. Em menos de uma semana importantes prédios foram inaugurados, a UPA e hoje do Departamento de Vigilância em Saúde. Esta obra era reivindicada há muito tempo, antigamente este local estava depredado, ocioso e hoje de transformou em um complexo específico de saúde. Isso demonstra o respeito desta administração municipal com a nossa população em melhorar a estrutura dos prédios públicos. Fico feliz por participar desta cerimônia porque o que foi prometido há 4 anos pelo nosso grupo foi realizado”, disse o presidente da Câmara Municipal, Adriano Corazzari.
Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica
O Departamento de Vigilância em Saúde acolherá a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica.
O Setor de Vigilância Sanitária, que funcionava em prédio alugado, continuará com suas atividades de orientação, controle e avaliação de serviços prestados por empresas à população.
O Setor de Vigilância Epidemiológica continuará atuando no controle de doenças transmissíveis, na prevenção e promoção da saúde, na alimentação de bancos de dados do Ministério da Saúde e análise de dados de saúde do município, além do controle de imunobiológicos (vacinas) de Vinhedo.
Zoonoses
Com a inauguração do Departamento de Vigilância em Saúde, a Prefeitura passa a oferecer no Serviço de Zoonoses, gratuitamente, a castração em animais de pequeno porte (cães e gatos), independente da raça do animal e das condições socioeconômicas do proprietário. Além da castração, que será realizada no centro cirúrgico por veterinários da Prefeitura de acordo com a demanda, está sendo implantado no local o sistema de chipagem em animais que irá permitir a redução de cães e gatos abandonados no município e ajudará no controle de proliferação.
A aplicação do chip será feita gratuitamente, a partir do início do próximo ano, nos animais dos proprietários que procurarem o Departamento de Vigilância em Saúde para a realização do procedimento de castração. O proprietário de animais já castrados também poderá solicitar a chipagem do seu animal, se tiver interesse.
Do tamanho de um grão de arroz, o chip será aplicado sob a pele do animal e conterá informações como raça, sexo e controle de vacinas aplicadas, além de dados do proprietário, como nome, endereço e telefone. Haverá no Centro de Controle de Zoonoses um leitor de informações que funcionará semelhante a um código de barra, para identificar os dados do proprietário do animal chipado.
Além do sistema de informações e identificação animal, a Prefeitura irá investir em campanhas de conscientização sobre posse responsável e incentivo à castração em animais.
O Centro de Controle de Zoonoses tem sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação.
Há, ainda, um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses participam ativamente no controle e orientação à população sobre as zoonoses (febre maculosa, leptospirose, leishmaniose, dengue, entre outras doenças.
Inscrições
Os moradores de Vinhedo interessados em castrar seus animais de forma gratuita podem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde para realizar a inscrição do animal a partir de sexta-feira, dia 14. Cópias do RG do proprietário do animal, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do cão ou do gato devem ser apresentadas no ato da inscrição, na Avenida João Páffaro nº 556, esquina com Rua das Margaridas,bairroPinheirinho.
A mesma documentação deverá ser apresentada pelos proprietários que tiverem interesse em chipar seus animais.
O Departamento de Vigilância em Saúde funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 17h.