17 DEZ 2012
PREFEITO
Índices de 2012 comprovam alto desenvolvimento de Vinhedo nas áreas de emprego e geração de renda

Cidade tem apresentado crescimento contínuo e acima das médias nacional e estadual na criação de novos postos de trabalho; resultados positivos refletem empenho da administração municipal em trazer e manter empresas no município

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), referentes a 2012, comprovam que Vinhedo tem prosperado nas áreas de emprego e geração de renda, atingindo, em outubro, o percentual de 10,78% de crescimento no índice de criação de empregos formais. Com o índice conquistado, a cidade passou a ser o município melhor colocado no ranking de geração de empregos formais entre os 19 que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC), mantendo um crescimento gradual e constante de janeiro a outubro. Neste período, 3.356 novos postos de trabalho foram criados na cidade, somatizando 34.480 pessoas formalmente empregadas no município, em 4.280 estabelecimentos empregadores.

Os números positivos conquistados por Vinhedo na geração de novos postos de trabalho também colocam a cidade bastante acima das médias de criação de empregos formais na RMC, que foi de 3,36%; do Estado de São Paulo, de 4,13%; e do Brasil, que foi de 4,46%, de janeiro a outubro. Na RMC, Vinhedo ainda ficou 1,19% à frente da segunda colocada no ranking, que foi Cosmópolis, e bastante acima da média quando comparada a outros municípios próximos, tais como Itatiba (3,15%), Indaiatuba (2,19%) e Valinhos (-0,13%).

De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o crescimento na geração de empregos identificado na cidade é resultado de um forte trabalho estruturado pela administração municipal e focado, principalmente, no incentivo da iniciativa privada, para que possa se estabelecer e permanecer no município e que também envolve o estímulo e o apoio da administração a micros, pequenos e médios empresários na cidade. “Temos trabalhado arduamente para trazer a Vinhedo novos empreendimentos comerciais, industriais e tecnológicos e nos empenhado, também, em mantê-los aqui por tempo indeterminado, para continuarmos a aumentar o número de postos de trabalho na cidade e, consequentemente, colaborar diretamente na geração de mais renda aos nossos moradores”, disse Milton Serafim.

À busca de novas empresas e de empreendimentos ao município, o prefeito de Vinhedo explicou que a Prefeitura preza em oferecer aos empresários o apoio que precisam para que possam se instalar na cidade, ampliar suas instalações e desenvolver com autonomia as suas atividades econômicas com a ajuda de uma Lei de Incentivos Fiscais, criada em 20 de março de 2002 pelo próprio Milton Serafim e que elenca e determina todos os benefícios que Vinhedo oferece à instalação, à ampliação e à permanência no município. “Oferecemos incentivos fiscais tanto aos novos empreendimentos quanto aos que já estão aqui e que desejam ampliar sua área, além de facilidades aos empresários interessados em estabelecer na cidade novos empreendimentos comerciais, shoppings ou centros comerciais”, afirmou Milton Serafim.

Entre os benefícios previstos na Lei de Incentivos Fiscais, destaque à restituição do investimento com aquisição do terreno, à restituição com despesas com terraplenagem, isenção de IPTU, entre outros. “E além de possibilitar aos moradores mais opções e vagas de emprego, a partir desta Lei também temos conseguido aumentar receita municipal e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida e serviços públicos qualificados à população”, falou o prefeito de Vinhedo.

Além de ter infraestrutura bastante avançada e desenvolvida, Vinhedo tem crescido nos índices de geração de empregos e chamado a atenção de empresários nacionais e internacionais por estar localizada em uma área considerada estratégica e que tem acesso facilitado às principais rodovias do Estado, como a Anhanguera e Bandeirantes; e por estar bastante próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos, aproximadamente 12 km. “E estes fatores facilitam o transporte das empresas e isso também tem nos ajudado a atrair novos empresários à cidade”, disse o prefeito de Vinhedo.

Outros dados

Em relação ao número total de empregos formais a cada mil habitantes, Vinhedo também ocupa posição de destaque. Enquanto que em outubro a média nacional foi de 204 empregos por mil habitantes, em Vinhedo este número chegou aos 522. O índice positivo da cidade ainda ficou, neste mesmo mês, acima da média estadual, que foi de 302; e da RMC, de 332. Neste comparativo, Vinhedo também esteve acima das médias de outros dois municípios próximos e que têm grande atividade econômica, tais como Campinas (366) e Jundiaí (450).