13 DEZ 2012
Cadastro para uso do transporte universitário gratuito da Prefeitura de Vinhedo começa em 7 de janeiro

Benefício poderá requerido, exclusivamente, por estudantes residentes da cidade e que estejam matriculados regularmente em cursos de nível técnico ou superior reconhecidos pelo MEC

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrirá a partir de 7 de janeiro o período de cadastramento e de recadastramento para uso do transporte universitário que oferece gratuitamente. O benefício será válido ao ano letivo de 2013 e poderá ser requerido, exclusivamente, pelos estudantes universitários ou de nível técnico residentes na cidade e matriculados regularmente em cursos oferecidos por instituições públicas ou particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, o cadastro para uso do transporte escolar gratuito, ofertado pela administração municipal, continua a ser feito diretamente nas secretarias das escolas municipais.

De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, este benefício é ofertado aos estudantes da cidade com o objetivo de facilitar sua ida e volta ao curso superior ou de nível técnico. “Oferecendo este transporte gratuito queremos ainda incentivar os moradores de Vinhedo a iniciarem ou a continuarem sua formação acadêmica ou técnica. Sem falar que ao contarem com o serviço também podem economizar o dinheiro que destinariam para sua locomoção à compra de mais livros, materiais e de outros recursos que podem colaborar ao seu estudo e desenvolvimento intelectual”, falou.

Os munícipes que ainda não utilizam a subvenção e que querem requerê-la a partir de 2013 deverão retirar o requerimento para solicitar sua inclusão no serviço na Secretaria Municipal de Educação (Rua Monteiro de Barros, nº 606, Vila Planalto), que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Neste mesmo local deverá entregar, até 8 de fevereiro, este mesmo requerimento preenchido corretamente juntamente aos outros documentos exigidos pela pasta e que são a via original da declaração ou do atestado de matrícula com assinatura da autoridade competente, sendo que não serão aceitos documentos emitidos pela internet ou boletos bancários; uma foto ¾ recente, obrigatória apenas aos alunos que forem utilizar o fretamento; um comprovante de residência, sendo que serão aceitas somente faturas de água ou luz do mês vigente e em nome do aluno ou de seu responsável; além das fotocópias da frente e do verso da cédula de identidade, do comprovante de votação da última eleição (2012), do título de eleitor e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso não tenha estes dois últimos documentos, interessado deverá apresentar as fotocópias do título de eleitor e do CPF do seu responsável legal.

Aos moradores que residam em imóvel alugado, será solicitado como comprovante de residência pela pasta a fotocópia do termo de contrato de locação ou declaração do proprietário, com firma reconhecida em cartório e em nome do aluno ou de responsável. Em caso de casa cedida, será preciso apresentar a declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório também em nome do aluno ou responsável.

Já os estudantes que utilizarão o fretamento das empresas Lira e Caprioli, com destino a São Paulo e Jundiaí; ou o cartão de passes da empresa Rápido Luxo Campinas deverão apresentar a mesma documentação requerida acima, acrescida da fotocópia da carteirinha que é fornecida pela empresa. Estes alunos também deverão fazer o seu cadastro na empresa de fretamento, diretamente em seu guichê no terminal rodoviário Antônio Zechin, no Centro.

Recadastramento

Os alunos do ensino superior ou de cursos técnicos que já utilizam o transporte universitário oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo e que desejam continuar a utilizá-lo em 2013 também deverão procurar a Secretaria Municipal de Educação, de 7 de janeiro a 8 de fevereiro, para fazer o recadastro.

De acordo com a pasta, também deverão retirar o documento de requerimento e entregá-lo devidamente preenchido até 8 de fevereiro na Secretaria, juntamente à via original da declaração ou do atestado de matrícula, obedecendo as mesmas regras exigidas aos novos estudantes cadastrados; e da carteirinha ou a fotocópia do cartão de passes que utilizou em 2012.

Mais informações sobre o processo de solicitação de uso do transporte universitário, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo, podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3886-2866.

Horários e itinerários

Os itinerários e os horários de cada ponto de parada, para embarque e desembarque dos alunos do transporte universitário, podem ser verificados na própria Secretaria Municipal de Educação. O benefício atende estudantes que frequentam seus cursos nos períodos da manhã e da noite em instituições localizadas em Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Valinhos e São Paulo.

Ao todo, há 24 linhas e mais de 40 ônibus para atendimento dos universitários, que têm diversos pontos de parada na cidade a fim de atender moradores de todas as regiões do município. Para utilizar o serviço, os estudantes contemplados devem apresentar ao motorista do ônibus sua carteirinha de identificação, solicitada no momento de seu embarque no veículo.

Para ofertá-lo gratuitamente aos moradores da cidade e que frequentam os cursos superiores, o executivo investiu em 2011 mais de R$ 2 milhões de reais. Em 2012, a aplicação deve ser equivalente ao do último ano e visa atender mais de 2,4 mil estudantes, atualmente cadastrados na Secretaria Municipal de Educação para uso do benefício.