O prefeito Milton Serafim, a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, o secretário de Governo José Luis Bernegossi e a diretora de Saúde, Regina Ligo, acompanharam esta semana os acabamentos finais na obra de construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – e a instalação de móveis e equipamentos que serão utilizados no local, que em breve estará em funcionamento
A UPA foi construída pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal em uma área de 4.426m² na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, entre a Delegacia de Polícia e a sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social.
De acordo com o prefeito Milton Serafim, com o funcionamento deste prédio, será oferecido atendimento emergencial de qualidade à população. “Será feita uma reorganização no sistema de urgência em Vinhedo, trazendo para a Upa a responsabilidade de gerenciar todo esse atendimento. Somente serão encaminhados à Santa Casa as ocorrências médicas em que houver a necessidade de procedimento cirúrgico e casos em que será necessário realizar, de imediato, exames de tomografia”, explicou o prefeito Milton Serafim.
O Pronto Socorro de Convênios continuará atendendo a população na Santa Casa.
A unidade funcionará 24 horas como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro Municipal, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.
Com 1.301 m² de área construída a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de 3 leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.
Serão cerca de 40 médicos plantonistas, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas, profissionais que trabalharão nos serviços de limpeza e cinco motoristas.
Os médicos plantonistas trabalharão em grupo formado por três profissionais (um médico pediatra, um médico clínico geral e um médico responsável para atender a maior demanda do dia) durante plantão de 12 horas.
A estimativa é atender cerca de 250 pacientes diariamente.